Quando você tem uma ferida em parte do seu corpo, ela passa por etapas específicas de cicatrização. Em geral, feridas menores curam mais rapidamente, enquanto as feridas grandes e profundas tendem a demorar mais, embora os curativos que você usa, seu estado geral de saúde e muitos outros fatores podem desempenhar um papel na recuperação. Clínicos e pesquisadores podem pensar no processo de cicatrização de feridas em termos das três fases: inflamatória, de proliferação e de maturação, mas isso dificilmente explica os sinais físicos reconhecíveis para o paciente. De acordo com os sinais físicos, conheça as etapas e o tempo que cada uma demora durante o processo de cicatrização.

Processo de cicatrização da pele: sangramento

Embora nem todas as feridas sangrem (por exemplo, queimaduras e feridas de contusão), uma punção ou corte sempre irá sangrar. Quando isso acontece, o sangue começará a coagular dentro de alguns minutos, e o sangramento deve parar. À medida que o sangue começa a secar, ele formará um pequeno coágulo, uma casca protetora. Aqueles que experimentam sangramento excessivo e uma incapacidade de formar uma a casca da ferida após uma pequena punção, corte ou raspagem devem procurar atendimento médico, pois pode ser devido a uma condição médica subjacente.

Quanto tempo demora para cicatrizar um machucado

A cicatrização de uma ferida pode variar devido a diversos fatores, mas geralmente demora o mesmo tempo para as pessoas. (Foto: XtendLife)

Quanto tempo demora para cicatrizar um machucado: a fase do inchaço

Após a formação da casca, o sistema imunológico do corpo começa a agir. A região fica inchada e macia. Você também pode notar que a ferida está segregando um fluido límpido, pois este é o caminho do corpo para esvaziar e limpar a área. A área afetada pode ficar com uma cor avermelhada ou rosada à medida que os vasos sanguíneos se abrem e se expandem, permitindo o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para o local da ferida. Durante este estágio, que dura de 2 a 5 dias, as células brancas estão trabalhando duro lutando contra a infecção e reparando a ferida.

Tempo para cicatrização: recuperação de tecidos

Após cerca de cinco dias após o processo de cicatrização começar, vem o estágio de recrescimento do tecido. Normalmente dura cerca de três semanas para pequenas feridas, e é o momento em que o corpo repara os vasos sanguíneos quebrados e substitui os tecidos danificados por novos saudáveis. Este novo material natural é chamado de tecido de granulação, e será coberto com uma nova camada de pele. À medida que a área afetada continua a curar, a pele irá puxar as bordas para dentro e a ferida ficará menor.

Formação de cicatrizes

O último dos estágios de cicatrização de feridas pode durar até dois anos. A área pode tornar-se vermelha, esticada e brilhante à medida que a casca do machucado cai. Você pode sentir um pouco de coceira. A cicatriz que se formou será menor do que a lesão original, e a pele será mais fraca e menos flexível do que a que a rodeia. A cicatrização ocorre porque o tecido de granulação cresceu de forma diferente do original (uma ferida que afeta apenas a camada superior da pele provavelmente teria pouca ou nenhuma cicatriz). A área defeituosa pode desaparecer parcialmente ou desaparecer inteiramente com o tempo.

Demora na cicatrização: o que pode ser?

Quando qualquer uma dessas etapas está demorando mais do que o normal, é importante conversar com seu médico sobre possíveis causas da demora. Sua dieta e até algumas doenças podem influenciar no processo de cicatrização dos seus machucados, e seu médico deve ser informado de quaisquer anormalidades no processo de cicatrização, inclusive inchaços, dores maiores do que o normal, e secreções que estejam saindo em excesso. Todo cuidado é pouco.

Você já teve alguma cicatriz que demorou a curar? Como foi o processo de cicatrização? Conversou com seu médico sobre o assunto?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)