Microagulhamento: o que é e para que serve?
Para aqueles que procuram melhorar a aparência das cicatrizes, aumentar o colágeno ou estimular o crescimento do cabelo, o microagulhamento pode oferecer uma solução minimamente invasiva. A prática vem se tornado cada vez mais popular desde que foi criada, em meados dos anos 90. E os vídeos do processo no youtube contribuíram muito para sua popularização.
O que é microagulhamento?
Simplificando, o microagulhamento é a inserção de agulhas curtas muito finas na pele para fins de rejuvenescimento. O mais popular (e rentável) dispositivo de microagulhamento, conhecido como dermaroller, é composto de agulhas micro-finas que variam em diâmetro de 0,5 e 2,5 milímetros. Mas se a perspectiva de várias feridas de agulha soa um pouco sinistra, tenha certeza, as perfurações são mais como picadas de alfinete que entram apenas pouca profundidade da pele.
Leia também
O tratamento com microagulhamento
A partir do microagulhamento sozinho, você vai parecer inchada, rosa e luminoso por algumas semanas. Em uma base de curto prazo, ele incha a pele e torna a pele mais radiante de inflamação e inchaço muito superficial. De acordo com estudos, a pele tratada com quatro sessões de microagulhamento com intervalo de um mês produziu um aumento de 400% no colágeno e na elastina seis meses após o término do tratamento.
Como o microagulhamento estimula folículos pilosos dormentes, o resultado é o crescimento de novos cabelos. Em um estudo recente, 100 sujeitos de teste foram divididos em dois grupos; um conjunto foi tratado com loção de minoxidil e o outro recebeu loção de minoxidil e microagulhamento. Após 12 semanas, 82% do grupo de microagulhamento relatou uma melhora de 50% contra 4,5% do grupo que utilizou apenas a loção minoxidil.
Combinar o microagulhamento com tratamentos tópicos (como o creme ou soro anti-envelhecimento) e lasers é recomendável. Especialistas, muitas vezes, usam isso como uma oportunidade para aplicar preparações antienvelhecimento que penetram melhor através de punções com agulha. Quando você combina com tratamentos tópicos, você tem uma chance de construir um colágeno. Quando combinado com radiofrequência, você pode ver o aperto do tecido o curso de meses. O microagulhamento sozinho não foi mostrado para render muito em termos de resultados a longo prazo.
Microagulhamento no rosto e em outras partes do corpo
Contanto que seja abençoado pelo seu dermatologista, você pode fazer o tratamento em casa. Aqueles com eczema, rosácea, acne e dermatite perioral contra o microagulhamento em casa, pois pode causar surtos. Para uma introdução suave ao microagulhamento caseiro, experimente uma ferramenta portátil funciona exatamente como o nome sugere, estampando a pele com alfinetes de ponta ultrafinos projetados para aumentar a eficácia de seus tratamentos tópicos e aumentar o colágeno.
Cuidados com o microagulhamento
O tratamento freqüente pode levar a capilares quebrados e predispor a pele a uma aparência de plástico se você abusar dela com usos de microagulhas repetidos. Em vez disso, reduza a dependência do microagulhamento seguindo um plano de uma vez por mês e sempre dê tempo para a recuperação completa entre as sessões.
Consulta
Você deve agendar uma consulta com um profissional (ou seja, dermatologista ou esteticista licenciado) para ver se você é um bom candidato. Embora Tabe diga que o tratamento é ótimo para muitos tipos diferentes de pele, é importante deixar um profissional decidir se é certo ou não para você. Só não se esqueça de fazer perguntas sobre seu processo específico, juntamente com detalhes sobre as reações de pele de seus clientes e, em seguida, verifique se você está confortável com essas respostas.
Microagulhamento x Dermarolling
Embora semelhante, o microneedling é diferente do dermarolling. Para iniciantes, os dermarollers contêm agulhas super minúsculas que são 0,3 mm ou menores, enquanto um profissional, como Tabe, que está microagulhando um paciente, pode usar agulhas com uma largura que varia de 0,5 mm a 2 mm. Outra forma de diferenciá-los é o fato de o processo de correção ser geralmente feito em casa, o que Tabe recomenda que seus clientes façam entre as consultas mensais para manter um resultado brilhante. No entanto, o que realmente diferencia os dois é a profundidade da penetração ao picar a pele. Ambos perfuram apenas a camada externa da pele (a epiderme), mas enquanto a derrocagem promove uma maior absorção do produto (até 90% mais!), O microagulhamento vai um pouco mais fundo, estimulando a pele a produzir naturalmente colágeno e elastina.
Desconforto
Não é exatamente indolor, mas o desconforto não se prolonga. Tabe usa uma caneta que cutuca a pele rápida e repetidamente para realizar o tratamento, por isso não seria exagero relacionar a sensação com a obtenção de uma tatuagem. No entanto, ela aponta que, ao contrário de uma tatuagem, ela está apenas passando pela área uma vez, então o processo é rápido e fácil. Como alguém que já fez isso antes, posso dizer com segurança que não é a coisa mais dolorosa e a área da testa dói mais (mas mesmo isso é apenas cinco na escala de dor de 0 a 10).
Rugas e acne
É benéfico para aqueles com acne e aqueles que procuram tratar rugas. Se sua pele tem textura devido a grandes poros, cicatrizes de acne ou linhas finas, Tabe diz que este tratamento é ideal. Segundo ela, a combinação de penetração do produto e o processo de cicatrização de feridas se livra das bactérias e força a pele a iniciar o processo de regeneração para um novo começo.
Brilho
Você notará instantaneamente como sua pele fica brilhante. Você pode experimentar um pouco de vermelhidão imediatamente após o tratamento, mas uma vez que ele desaparece, você notará uma tez orvalhada, brilhante e uma nova maciez na pele. Tabe recomenda receber o tratamento em consultório a cada dois meses ou a cada mês (e em casa, entre os dois) para manter os resultados (continue lendo para descobrir quanto isso vai custar a você).
Hidratação
Você precisará manter sua pele hidratada após o tratamento. Tabe recomenda liberalmente a aplicação de fórmulas com ácido hialurônico, hidratantes com ceramidas e sprays de água hidratante imediatamente após o tratamento – e sempre que sua pele se sente seca, TBH – para acalmar a área e acalmar qualquer vermelhidão. Ela também sugere pular produtos agressivos e abrasivos, como esfoliantes e toners à base de álcool, até que sua pele tenha cicatrizado.
Recuperação
Você também precisará deixar de lado a academia e / ou sauna por pelo menos 24 horas depois. Por quê? Sua pele vai precisar de tempo para cicatrizar, por isso é importante evitar qualquer atividade que possa fazer você suar, o que pode resultar em inflamação. Também é uma boa ideia manter-se longe da luz solar direta após o tratamento, uma vez que o calor e a exposição aos raios UV também podem desencadear mais irritação.
Preço do microagulhamento
Isso vai te custar. Microagulhamento pode custar cerca de 25% do salário mínimo por sessão, Mas se for combinado o tratamento com outros, o valor pode subir. Mas se você tentou um milhão de cremes que parecem não estar fazendo nada, pode valer a pena o investimento.
Como você cuida da sua pele? Quais tratamentos recomendaria para quem quer ter uma pele melhor?
Veja também
Passar mel puro no rosto é bom?
Peeling de diamante, para que serve?
Como identificar seu tipo de pele?
Como escolher o melhor primer?