O sentido da Festa Junina no Brasil também está atrelado também ao dia de São João, comemorado no dia 24 de junho [acesse: Festa Junina]. João Batista era filho de Zacarias e Izabel (como consta na Bíblia Sagrada). Por revelação do anjo Gabriel, Zacarias foi avisado da vinda de um filho e ficou mudo até que Izabel desse a luz. Seu nascimento foi considerado um milagre porque seus pais já haviam passado da idade fértil. O nome de João foi ordem do anjo Gabriel e quando o menino nasceu, chamaram o seu pai e perguntaram como chamaria e ele pegou uma tábua e escreveu: “João” é o seu nome. Imediatamente a sua língua foi desprendida e ele começou a falar. São João foi um grande profeta de Deus, fez grande ministério, era um pregador no deserto da Judéia, anunciava o arrependimento. Segundo a Bíblia Sagrada, São João Batista tinha a missão de anunciar a chegada do Messias – Jesus. Ficou conhecido pelas cerimônias no Rio Jordão, onde batizou Jesus (fica em território israelense e recebe muitos turistas e devotos). São João foi degolado por ordem do rei Herodes Antipas e a pedido de Salomé. Chega de tragédia! Vamos contar a outra parte que se refere ao São João!

O São João também é considerado o “santo festeiro”, sendo associado com a festa junina. Além disso, esse santo também é conhecido como protetor dos casados e enfermos. A fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão são elementos da festa junina que passou a ser vinculado ao São João.

Há quem diga que os fogos de artifício que são soltados no dia 24 de junho nas festas juninas são para “acordar São João”. O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. Outra tradição é a “lavagem do santo” que é feita por uma pessoa que está pagando por uma graça alcançada, denominada padrinho. A lavagem é feita à meia noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lago ou córrego (algum lugar onde a água corre). Lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos, solicitando proteção.

Para compreender o sentido da Festa Junina na atualidade, é preciso conhecer um pouco sobre São João, Santo Antônio e São Pedro, ainda que esses elementos religiosos possam aparecem com menos ou mais intensidade em alguns desses festejos.

Cantiga de São João

Cantiga de São João

Se São João soubesse
Quando era o seu dia
Descia do céu à terra
Com prazer e alegria
Minha mãe quando é meu dia?
– Meu filho, já se passou!
Numa festa tão bonita
Minha mãe não me acordou?
– Acorda João
– Acorda João!
João está dormindo
Não acorda não!

Quer saber mais sobre Festa Junina? Acesse:

Dia de Santo Antônio
Dicas de Segurança para as Festas Juninas

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Festa Junina – Retalho para customizar autocolante
  2.  Festa Junina – Roupa

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)