A Beauty Fair é a feira de beleza mais importante do Brasil, evento de cosméticos e voltada para profissionais da beleza, especialmente cabeleireiros, maquiadores, esteticistas, jornalistas e blogueiros especializados em beleza. Arrisco a dizer que é a maior da América Latina. Eu estive na Beauty Fair (em São Paulo) e mostro algumas tendências, inspirações e minhas críticas sobre o evento como um todo.

A organização da Beauty Fair foi impecável e surpreendente (enquanto evento). O interior da feira estava bem sinalizado. A minha credencial não chegou, mas o credenciamento foi rápido e eficiente. O evento ocorreu no Expo Center Norte. O preço do estacionamento foi um absurdo. Deveria ser mais barato e mais seguro, com seguranças realizando ronda no interior do mesmo. Ainda, poderia contar com mais lixeiras espalhadas em pontos estratégicos da feira.

Esmaltes e produtos para unhas são os cosméticos preferidos das mulheres. As tradicionais marcas de esmaltes (Risqué, Impala, Colorama) trouxeram muitos lançamentos. Inovação, qualidade e diferenciação são elementos procurados pelas consumidoras. Outras marcas de esmaltes surgiram com o passar dos anos e tornou o mercado mais competitivo. Esmalte é o tipo de cosmético que mulher paga para testar e arrisca (com marcas baratinhas, por exemplo). Os blogs de beleza (especialmente aqueles de unhas) possuem um papel significativo nessa “abertura” de mercado. Por que muitos desses produtos chegaram ao conhecimento de consumidoras por intermédio desses blogs (e não pelo marketing das empresas). Para esmaltes, há uma tendência futurística e muito contemporânea (arrisco a dizer bem pós moderna). O que explica o grande sucesso dos esmaltes holográficos e metálicos.

Beauty Fair 2011

A grande aposta para 2012 são produtos de cabelos com óleo de argan. O Moroccanoil é o grande responsável por isso. Não sei se todos vocês conhecem, mas esse produto está fazendo tanto sucesso no Brasil. Tanto que, agora, a empresa terá representação especial no país. O Moroccanoil é famoso por sua hidratação, sua capacidade de garantir brilho aos fios e aspecto sedoso. Esse é o produto inspiração! Uma série de produtos de cabelos de marcas brasileiras está fazendo as versões mais populares com o óleo de argan. Todo mundo quer uma fatia desse mercado! E esse princípio é o novo aliado na hidratação dos cabelos.

Os penteados estão super diversificados, mas há uma forte tendência para o coque. O coque vem estruturado, enorme e imponente. Os cabelos soltos e naturais, levemente ondulados vai ser sensação em 2012. Naturalidade é uma tendência.

A maquiagem para 2012 está bem colorida e alegre. Há também um futurismo presente, representado principalmente pelas maquiagens HD, pelos pigmentos metálicos para a finalização da make up. Arrisco a dizer que para os próximos anos essa será a grande tendência, juntamente com a busca pela naturalidade. Por que, ao mesmo tempo, os aparatos tecnológicos (câmeras digitais, televisão) dimensionam os detalhes, o que requer maquiagens que sejam perfeitas, mas não carregadas e com excessos de produtos. Com isso, há uma preocupação em desenvolver produtos pré maquiagem (como o primer, por exemplo).

Cabelos: Moroccanoil - a grande inspiração

Decepções na Beauty Fair: muitas empresas não estavam preparadas para realizar o seu marketing e vender os seus produtos, seja para consumidoras ou para blogueiras/jornalistas de beleza.

Primeiro: havia poucas amostras de produtos sendo distribuídas. Pesquisas demonstram que muitas mulheres passam a comprar um determinado produto regularmente por que usaram a amostra e gostaram. As empresas deveriam ter isso em mente. Segundo: não basta uma carinha bonita, é preciso saber informar sobre tudo que a marca possui. Muitas marcas colocavam mulheres maravilhosas em seus stands, mas as mesmas não sabiam passar informações básicas sobre esses produtos. Um modelo de marketing de feira ultrapassado (“carinha bonita” que não fala sabe informar sobre nada), especialmente uma feira como essa. As pessoas que comparecem nessa feira (profissionais de beleza ou consumidores) estão realmente interessadas em saber o que há de novo, o que as marcas oferecem e são questionadoras. Imagine você perguntar o que há de novo da marca e a pessoa não saber responder? Terceiro: várias empresas não estão preparadas para lidar com a mídia social e fazer o seu marketing digital. Não havia press kits para blogueiras e muitos apresentavam insatisfação quando alguém dizia que era de algum site, ou blog. Como assim? Na atual conjuntura, todos sabem que blogs/sites se tornaram-se essenciais para a difusão dos produtos de maneira geral. Enfim, como uma marca vai para uma feira sem uma estratégia de marketing! Essa é a questão.

Um comentário para “Beauty Fair 2011: tendências, inspirações e crítica”

  1. Adriana

    Adoro receber informações e, as que vocês tem me mandado são de grande utilidade.
    Beijos

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Novidade Fina Flor: cera hidratante para unhas e para cutículas Hidracuty

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)