Especial Dia das Crianças

Você pode aproveitar o Dia das Crianças para refletir sobre a infância, o respeito e os sonhos. Para quem convive com alguma criança (pais, tios(as), madrinhas, padrinhos, professores), uma alternativa possível para esta data provocar algumas reflexões nas crianças de forma lúdica e criativa.

Você pode ensinar para as crianças (mais grandinhas) sobre como é viver em outros países. Mostre que muitas vezes as crianças não podem ter os mesmos direitos e liberdades que em outros lugares e muito menos ganhar brinquedos. Há crianças em várias partes do mundo que possuem problemas de saúde, são obrigadas a trabalhar e podem não ter o carinho de seus pais ou algum ente querido porque foram abandonadas. Diga que nem todas podem ter um feliz dia das crianças. Ensinar-lhes sobre o valor da vida pode ser um passo importante para que elas aprendam desde cedo a valorizar tudo ao seu redor.

Que tal doar brinquedos e roupas que sua criança não usa mais? Sua criança pode até ajudar a separar tudo no Dia das Crianças e você depois deixa em alguma instituição que sabe que recebe a doação e faz bom uso delas. Ter atitudes como essa pode ser importante para a formação da criança que aprende a compartilhar e ajudar outras pessoas.

Diálogo com as crianças também é uma idéia legal! Quem disse que elas não gostam de conversar? Converse com as crianças sobre o significado do Dia das Crianças (que não é só presente!). No Dia das Crianças comemora-se também o fato de cada criança ser especial, um dia para que elas possam fazer atividades divertidas (passeios, videogame, brincar). Pergunte pra elas: qual é a melhor coisa de ser uma criança? O que você gostaria de fazer no Dia das Crianças? [Passeios, brincadeiras, visitar amigos?] O que você mais gosta de fazer com sua família? Essa é uma boa oportunidade de conhecer seu filho ou a criança que você tem mais convivência!

Que tal fazer um Dia das Crianças diferente? Com responsabilidade social, crítico, divertido e repleto de diálogo? Divirta-se! Pense! Reflita!

QUER SABER MAIS? ACESSE O ESPECIAL “DIA DAS CRIANÇAS” (Clique em um dos títulos abaixo):

* Qual o presente dar para a criança?

* Dia das Crianças

* Dia das Crianças Colorido


Deixe um comentário

  • (não será divulgado)