O humor não está lá muito alto astral? O seu “estado de espírito” está depressivo? Alta irritabilidade? Aquela típica falta de paciência? Mau humor generalizado? Talvez, esteja precisando ouvir mais música!

Música para mudar o humor

A música não só “alimenta a alma”, mas é uma terapia comprovada. Pesquisadores de música e terapeutas tem comprovado os efeitos positivos da música para reduzir a ansiedade, lidar com a dor, melhorar o humor, alavancar o ânimo para o exercício físico, atacar o estresse enfrentar a depressão e, até mesmo, ficar feliz. Ou seja, a música pode ser uma parte integrante da saúde e da qualidade de vida, trazendo mais positividade e bem estar.

Música para mudar seu humor

Com a música, você pode deixar seu humor do jeito que você bem quiser, basta escolher as músicas certas. (Foto: divulgação)

Música que muda o estado de espírito

Uma pesquisa da Universidade de Missouri mostrou que uma música otimista pode impulsionar o estado de espírito. O teste foi realizado com 167 pessoas, ouvindo dois tipos de música diferentes – um mais alegre, outro mais complexo, sombrio. Quem ouviu a música alegre, sentiu-se melhor e mais feliz no decorrer de duas semanas. Quem ouviu a música mais desconcertante, não houve um melhor sentimento de satisfação. O estudo ainda apontou que os indivíduos também precisam se esforçar para mudar o seu estado de espírito. E, as experiências positivas na vida são significativas para isso. Sabe aquele velho clichê que diz: “concentre-se na viagem e não no destino”?

Será que música faz realmente bem para o humor?

Uma outra pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que pessoas que terminam ou estão em momentos difíceis do relacionamento, geralmente consomem músicas tristes. Isso ajuda a atravessar essa fase, ao contrário que muitos pensam. E, a preferência por essa noção estética entra em sintonia com o estado de humor. As relações em determinados momentos também influenciam as escolhas musicais. Ou, seja, nem sempre ouvir uma música triste nessas situações faz com que a pessoa fique mais triste. “As experiências emocionais de produtos estéticos são importantes para a nossa felicidade e bem-estar”, conforme cita no Daily Mail. A música ajuda o indivíduo a lidar com os momentos ruins e atravessar fases ruins.

Musicoterapia para o humor

A musicoterapia tem sido usada há muito tempo com o intuito de estimular mudanças mentais que afetam o indivíduo negativamente em diversos sentidos. Ela pode acalmar o cérebro e o corpo e, ao mesmo tempo, dar aquele “up” no astral.

Música deixa você mais feliz e motiva! Quem não ficou mais mais animado ao fazer exercício físico com música? Música é capaz de mudar a nossa percepção de vida. Mais música, vida saudável.

E, o mais legal é que você pode simplesmente pode ligar o rádio e ouvir aquela música boa. Sem gastar nada com isso. Uma maneira econômica de ficar bem, não é mesmo?

E, você? Que tipo de música lhe deixa mais animado pra vida? Comente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)