O ideal é renovar o estoque de chocolates e oferecê-los à mulher com TPM (Tensão Pré Menstrual) toda vez que perceber uma testa franzindo, uma voz se alterando ou algo diferente começando a explodir! Brincadeirinhas à parte…

Humor da mulher na TPM

A mulher no período de TPM se torna uma pessoa extremamente explosiva e com pouquíssima paciência [como já exposto no artigo Tensão Pré Menstrual (TPM) – O que é?]. Assim, alterações de humor e de comportamento passam a ser uma constante no “momento TPM”. Se para as mulheres com TPM já é difícil lidar com esse turbilhão de sentimentos e de alterações “loucas”, imagine para o companheiro (a) que está do lado.

Lidar com a TPM é fácil?

Realmente não é tão simples como parece. Só quem vivencia isso (“dentro ou do lado”) que sabe o significado real de algo maçante. Do que as mulheres precisam nesse período? Talvez aqui esteja a chave da resposta! É um momento que exige esforço, talvez “sobre-humano” para evitar qualquer estrondo – brigas, choradeiras, desagrados, tristeza – entre outras coisas do gênero. Evitar! Essa é uma ação importante para ser executada!

Sintomas da TPM

Não deixe que a TPM tome controle de sua vida, e faça algumas coisas simples para manter o controle dos sintomas que podem prejudicar seu dia a dia. (Foto: divulgação)

O que acontece com as mulheres na TPM?

De fato, as mulheres ficam um tanto mais irritadiças e intransigentes nesse momento. Só que evitar não é deixá-las totalmente de lado, “jogada às traças”. O interessante é manter um mix de deixá-la um pouco na “dela” e, ao mesmo tempo, se fazer presente, dar muita atenção e carinho, já que é um momento também em que a mulher está à flor da pele e “que até um beijo de novela me faz chorar”. Ou seja, a sensibilidade e a carência estão presentes, em menor ou maior grau, e ela precisa de carinho! Parece uma idéia louca deixá-la na dela e ser presente, mas com o tempo, entende-se o significado disso. É complexo mesmo! Ninguém falou que seria fácil! É o período das trevas! Nada agrada, tudo é meio cinzento, tudo parece mais difícil, a baixa auto-estima aproxima-se tornando tudo mais tenebroso, tudo parecer dar errado, quer matar o primeiro que contraria a sua idéia!

Que tal um chocolate para a TPM?

Quanto ao dar o chocolatinho, pode ajudar em dois sentidos – estimula a produção de serotonina no cérebro (o chamado hormônio do prazer) e contribui para fazer “agradinho” para a mulher com TPM, deixando tudo mais lindo e na bandeira da paz!

Enfim, muito jogo de cintura conta nesse momento, além de conhecer o outro (a mulher com TPM) pode ser vital para saber o limiar de cada coisa nesse período. É claro que mulher não é tudo igual como parece e que mesmo sabendo-se de forma geral como lidar com isso, sempre prevalecerá as particularidades de cada uma. O intuito aqui foi apenas sinalizar alguns caminhos que podem ajudar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)