No mundo tecnológico está o maior “fuzuê” devido ao lançamento do novo site de busca pela internet, chamado Wolfram Alpha. O que esse site possui de diferencial é que ele dá respostas diretas às perguntas dos internautas, ao invés de mostrar sites que possuam a informação. 

O Wolfram Alpha foi criado pelo físico britânico Stephan Wolfram e desde abril vem sendo testado pelo público. O site obtém as respostas por meio de consultas de diferentes bases de dados e fontes de informação relevantes, pode solucionar equações matemáticas e organizar dados estatísticos. 

Quando você faz a busca de “Brazil”, por exemplo, você obtém informações do nome da nação, bandeira, a localização mostrada em um mapa, área geográfica, países que fazem fronteira, alguns dados demográficos, a capital, alguns aspectos culturais, as maiores cidades, moeda e algumas propriedades econômicas. As informações aparecem de forma bem completa! Isso é muito legal! 

A proposta, de acordo com Wolfram é “tornar o conhecimento especializado acessível para todos a qualquer lugar e a qualquer hora”. Essa idéia é genial! No entanto, nenhum conhecimento especializado é acessível a todos, na medida em que muitos não conseguem interpretar aquilo que leem. Saber não é a única exigência para se entender os dados. Por isso, o tornar acessível é sempre relativo. Vamos pontuar isso aqui.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)