PREPARO DA FARINHA DE MARACUJÁ

- Escolha maracujás firmes e sem rugas. Lave e mergulhe por 20 minutos em uma solução de água com bicarbonato de sódio (uma colher de sopa por litro de água) ou vinagre. Passe-os em água corrente.

- Retire a polpa e corte a casca ao meio ou em pedaços. [A polpa pode ser utilizada para fazer suco.]

- Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Elas ficarão secas, com casca torrada. Espere esfriar

- Retire da assadeira e bata no liquidificador (ou processador) até obter uma farinha.

- Peneire e guarde em um recipiente limpo e com tampa.

Para emagrecer

OBSERVAÇÕES:

- A farinha de maracujá não é benéfica apenas para diminuir o açúcar no sangue e evitar a absorção de gordura, ela também desintoxica o organismo. Isso torna o organismo mais equilibrado e auxilia na dieta/reeducação alimentar.

- Para melhor ação da farinha de maracujá no organismo, é importante beber mais água. No mínimo dois litros de água diários.

- Para auxiliar na dieta/reeducação alimentar, aconselha-se ingerir uma colher de sopa trinta minutos antes do almoço e antes do jantar.

- O pó pode ser dissolvida em suco, adicionada ao iogurte, salada ou sopa.

- Não se deve levar a farinha de casca de maracujá (após pronta) ao fogo, pois ainda não existem estudos que mostrem se pode alterar suas propriedades.

Quer saber mais sobre a casca de maracujá? Quais as suas propriedades? Para que serve? Leia o artigo seguinte:Casca de Maracujá(clique).

Os dados acima são meramente informativos. Esses não proporcionam orientação médica. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde. Antes de se submeter a qualquertratamento, o leitor deve procurar atendimento médico.

23 comentários para “Farinha de casca de maracujá”

  1. FÁTIMA

    OI! LI O ARTIGO E ADOREI! ACHEI MUITO INTERESSANTE! VOU FAZER. BJS!!!!!!!!!!!!!

  2. LÚCIA

    Adorei! Vou começar a preparar hoje mesmo.Tenho um pé de maracujá no meu quintal, que cuido com todo carinho, nem na época da mamagava usei agrotóxico. Cultivo em um pedacinho de chão bem pequeno 0,60×1,00 mt. Estou radiante com a quantidade de maracujás que já colhi no primeiro ano. Bjs.

  3. Ana Maria

    Achei muito importante a matéria e deveria ser mais divulgada a farinha de maracujá por ser muito importante para as pessoas diabéticas e por ser de fácil acesso.

  4. Antonio Carlos

    100 por cento útil!

  5. Ivani

    Gostei muito, pois meu filho está acima do peso e vou preparar a farinha do maracujá. Creio que vai ajudar na redução de peso dele.

  6. TEREZA

    Foram muito boas as informações sobre as farinhas: de maracuja e linhaça.

  7. Vilma

    Comprei hoje a farinha de maracuja,mas não sabia a sua importância.Vou usar para auxiliar p. perder peso.Obrigada pelo esclarecimento. Vilma.

  8. Rita de CássiaG. M. Vidal

    Todos os alimentos que contém fibras axiliam num regime emagrecedor,devemos adquir nosso peso ideal com uma reeducação alimentar, não basta apenas nos empaturrarmos de fibras, disso e daquilo, quanto as fibras do maracujá poderão nos auxiliar muitíssimo em muitos aspectos, principalmente na digestão e no sistema nervoso e as vitaminas continas no maracujá são bastantes benéficas ao nosso organismo. A água junto nos auxiliará também desde que tomada aos poucos sem acarretar os rins e também tomá-la fora das refeições. Bom artigo sobre as fibras do maracujá.

  9. Mulher Digital

    Rita, querida,

    Você está super certa! Não basta ingerir fibras, é preciso fazer uma reeducação alimentar! Adorei o seu comentário super apurado!

    Obrigada por sua participação no site!

    Mulher Digital.

  10. Priscilla Souto

    Tô fazendo a farinha em casa li q a parte branca do maracujá tem mais pectina do q a amarela e as farinhas industrializadas são feitas com a parte amarela do maracujá e para garantir a qualidade optei por fazer a farinha em casa…

  11. Mulher Digital

    Priscilla,

    Muito legal essa informação que você trouxe para nós! Verdade, para garantir a qualidade, muitas vezes, nós mesmas temos que fazer as nossas “coisas”. A indústria ás vezes é complicada!

    Obrigada por sua participação.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  12. JANNY

    eu acredito por que ja fiz o teste com meu marido e valeu.

  13. MEIRE

    Amei vou fazer.

  14. Eunice Fernandes

    Menina!parabéns pela página, muito interessante e educadora também. Eu conhecia a receita e aprovo, obtive resultados ótimos, além de ser muito saudável é também rica em proteinas.
    Bjs!

  15. MANOEL VITOR

    Oi, achei muito legal , Começarei a fazer uso do suco do maracuja e fazer a farinha da casca do maracuja !! Agradeço pelas Informações … Grato:Manoel Vitor …. Thal, Thal , Thal …

  16. Iraídes

    Amei, temos mesmo que voltarmos um pouco pro natural.
    Abraços a todos.

  17. Ana Cristina

    Olá, gostei do artigo.
    Comprei, mas ainda não sabia dos benéficios, mas assim que comecei a usar vi logo o resultado, pois comprovei como melhora o funcionamento intestinal.
    Muito bom.
    Um abraço a todos.

  18. THAIS

    começei a tomar hoje meia hora antes das principais refeiçoes cafe da manha almoço e janta nao imagreci ainda mais que to sem fome nenhuma isso e verdade so é um pouquinho ruim mais se for me emagrecer vale o esforço

  19. Raimundo Viana

    Legal a matéria até porque ainda existe muita coisa indo para as lixeiras sem necessidades, hoje tenho 108 kg, daqui à 3 meses vou ver o resultado desta experiência.

  20. Mulher Digital

    Raimundo,

    Que ótimo que gostou do post! Tudo é feito para agradar nossos leitores.

    A farinha de casca de maracujá pode ajudar no emagrecimento. No entanto, não é só beber esse tipo de coisa que vai ajudar. Alimentação saudável, exercício físico são elementos essenciais para o emagrecimento. Não é fácil. Todos nós sabemos disso. Mas, milagres, não existem.

    Beijos. :)

  21. KEILA

    NO MOMENTO EM QUE ESTOU LENDO ESTA MATÉRIA AS CASCAS DO MARACUJÁ DO SUCO DE ONTEM JÁ ESTÃO NO FORNO .CONCIENTIZEI-ME QUE NÃO DEVO JOGAR FORA O QUE ME FAZ BEM..

  22. IVONETE, PA

    pesquisei para exposição de um trabalho acadêmico.Mas fiz o teste e aprovei é muito saudável.

  23. monica

    Excelente muito obrigada pela explicaçao

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Casca de Maracujá
  2.  Quinua
  3.  Ração Humana – Ingredientes

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)