O ebay transformou-se em um fenômeno do comércio eletrônico. Os preços foram que tornaram desse site um grande sucesso.

Encontra-se praticamente de tudo no ebay: roupas, eletrônicos, artigos de beleza, chapéus, bijuterias, papelaria, itens para scrapbook, artigos para cozinha, mesa, cama, banho, capa para celular, toys (inclusive “figurines”)… Coisas comuns e incomuns.

Tem absolutamente tudo que você pensar!

O ebay é uma plataforma que agrega vários vendedores de todos os lugares do mundo! Ele surgiu em 1995 com essa proposta de “plataforma global” de comércio eletrônico. Muita gente brinca e diz que é como se fosse um “Mercado Livre” (aquele site brasileiro).

Provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre alguém que comprou no ebay. O site MULHER DIGITAL traz um guia rápido sobre o ebay. Para quem adora compras baratas.

Como comprar no ebay

Como são as compras no ebay?

No ebay é possível comprar de duas formas – a compra comum (buy it now) ou por leilão (Place bid). No primeiro caso, o valor já está estabelecido, o comprador paga e pronto! Agora, no segundo caso, comprar por leilão, o comprador faz uma proposta para a compra (um lance). No leilão, vários compradores podem dar o seu lance até o período de término do leilão. Como em qualquer leilão, quem oferecer o maior valor, leva o produto! Uma boa parte dos compradores gostam mesmo é de comprar direto.

Para uma compra segura no ebay

Criar o cadastro é o primeiro passo para quem quer comprar no ebay, com todas aquelas informações básicas: nome, e-mail, endereço, senha, cadastro de conta do PayPal.

Para comprar, o usuário precisa ter uma conta no PayPal e cartão de crédito internacional. O ebay é internacional.

Para quem não sabe, o Paypal é um serviço para transações financeiras que funciona como um intermediário entre o comprador e o vendedor. Dessa forma, o usuário que compra não precisa disponibilizar as informações do cartão. Essa é a maneira mais indicada por compradores experientes para compras seguras.

Há outras formas de pagamento, mas essa é indicada como uma das mais seguras.

Como comprar no ebay?

Agora chegou a parte boa. É só fazer a palavra (produto) em inglês na caixa de busca no topo da página. Assim, vai aparecer uma relação de produtos. É preciso ler atentamente a descrição de cada um que aparece, inclusive se o produto é entregue no Brasil (“Shipping and Payments”) e se há algum valor de frete.

Agora é a parte importante: analisar a reputação do vendedor. O ebay possui um sistema de classificação do vendedor que informa a porcentagem de feedback positivo (“Positive feedback”) e, também, os próprios comentários de feedback de gente que já comprou. Observe a opinião das pessoas que já fizeram transações com o vendedor. Analise tudo isso.

Se tiver qualquer dúvida (produto, envio, descrição) mande uma mensagem para o vendedor e esclareça tudo. Não compre com nenhuma dúvida. Geralmente, os vendedores respondem rápido, com no máximo 2 dias.

Após tudo isso, é só comprar, efetuar o pagamento e pronto!

O envio da mercadoria

Há vendedores que oferecem “tracking number” (número de rastreio da mercadoria). Mas, muitos vendedores não oferecem o número de rastreio, especialmente para mercadorias miúdas e muito baratas. O tempo de recebimento de uma mercadoria pode variar muito. Geralmente, de 30-40 dias.

Cobrança do ebay

A cobrança vem na fatura do cartão de crédito cadastrado no PayPal, na parte de compras internacionais. Há a apresentação dos valores em dólar e da conversão em reais (geralmente, da data de fechamento do cartão). E, também, a cobrança de 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Para toda compra internacional há essa cobrança.

Política de proteção para comprador (Buyer Protection)

Há como resolver problemas nas compras. De repente, o produto não chega, não é o esperado ou chega quebrado… Para todos esses casos, o comprador pode usar a proteção do comprador (“Buyer protection”) e abrir um caso (“open case”). Nessa abertura de caso, o comprador apresentará o problema para o vendedor e ambos chegarão em um consenso para a solução. Caso não houver consenso, o ebay reembolsa o comprador. Mas, atenção a política de proteção é válida dentro do prazo de 45 dias a partir da compra. Geralmente, há interesse do vendedor em resolver o problema rápido porque a “abertura de um caso” influencia na classificação da reputação do vendedor no ebay.

Você já comprou no ebay? Conhece alguém que comprou? Como foi a experiência? Comente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)