Gastar dinheiro sem perceber é algo que muita gente faz. Com isso, não se consegue pagar as dívidas, poupar dinheiro, fazer viagens bacanas nas férias e outras tantas coisas que depende de “sobrar dinheiro”.

E a conta de telefone celular e/ou smartphone? Muitos só percebem o mau uso do telefone quando a conta chega. É aquele choque!

Todos sabem que a telefonia no Brasil é uma das mais caras em todo mundo. Nada de descuido financeiro! Cuide do seu dinheiro em todos os aspectos! Não deixe que a conta de telefone celular ou smartphone represente um dos maiores gastos do seu orçamento! Saúde financeira!

O post de hoje traz dicas inteligentes para você reduzir o custo da sua conta de telefone-smartphone e economizar. Confira!

Dicas para economizar na conta de telefone celular ou smartphone

Entenda a sua conta de telefone!

Há quem não sabe sequer o que o plano contratado cobre, inclui. Descubra tudo que é cobrado e quanto que você paga por cada coisa (plano de dados, ligações, mensagens, interurbanos…). Quantos minutos você pode falar? Quantos torpedos (SMS) pode enviar? Estude a sua fatura e entenda tudo que você gasta. Não se esqueça de se informar se há algum horário que as ligações são mais baratas. Acompanhe com tudo que gasta sempre.

Qual é o seu perfil de gastos?

Usa muito pacote de dados? Faz muitas ligações? Usa o telefone para trabalho? Para quais operadoras mais efetua ligações? Há alguém da família que fala com frequência? Qual período do dia mais usa o celular? Para qual operadora liga mais? Pré-pago, plano família, plano para falar ilimitado. Tudo isso pode assinalar a necessidade de mudar de operadora, de escolher um plano mais adequado para você. Usar um plano pré-pago pode ser uma solução econômica para muitas pessoas. Só use aquilo que você pode pagar!

Controle-se!

Não adianta entender a conta, traçar o perfil de gastos e gastar da mesma forma. Por isso, controle o envio de SMS, o uso do plano de dados e fazer ligações (especialmente para operadoras diferentes). Seja realista sobre usar o telefone!

Use aplicativos para o telefone e minimize a conta!

Use aplicativos e pare de ligar! Skype, Google Talk, Face Time, Voxer, Viber são aplicativos ótimos para falar de graça no telefone. Você só vai precisar da internet. Whats app é ótimo para enviar mensagem sem precisar gastar. Há várias ferramentas e aplicativos que ajudam a comunicar e diminuem o uso do telefone. A tecnologia é um vasto território para facilitar a vida!

Desligue o roaming do seu celular em viagens!

Quando estiver viajando para fora do país, desabilite as configurações de roaming do seu celular antes da viagem. Planeje-se para cada viagem, descubra como se comunicar mais barato em cada país. Várias operadoras de outros países oferecem planos específicos de curto período que facilitam a vida do turista. E, para falar no Brasil, use o Skype! Você só vai precisar de uma internet!

Leia também: Como economizar nas compras de supermercado

Cuidar da vida financeira é prestar atenção em todos os gastos! E, mudar os hábitos sempre que necessário!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)