Coletor menstrual: o fim do absorvente e mais liberdade feminina
O coletor menstrual é um produto que começa a despertar interesse das mulheres brasileiras. Já existe mais essa opção durante a menstruação. Esse tipo de produto já existe há alguns anos no exterior e começa a ganhar adeptas no Brasil. O primeiro surgiu na década de 1930, mas só na década de 1980 é que houve aceitação comercial.
O coletor menstrual [= menstrual cup] é uma espécie de copo feito de material flexível, colocado no interior da vagina, com a função de colher a menstruação nesse dispositivo. Pode ser feito de borracha (látex), silicone ou, até mesmo, de elastômero termoplástico (mais recente).
Leia também
A duração desse produto é entre 5-10 anos (depende do fabricante). O mercado de beleza oferece vários formatos, tamanhos… No Brasil, já existem algumas marcas à venda! Nos Estados Unidos, há também uma outra opção: a Soft Cup (nome da marca) que possui esse mesmo estilo de produto (parece um diafragma), mas descartável 1 por ciclo, isto é, um copo menstrual a cada menstruação.
Como usar o coletor menstrual? A mulher o coloca dentro da vagina. Depois de um certo período de tempo, o coletor deve ser retirado e esvaziado, higienizado. Coloca-se novamente e esse processo continua até que a menstruação acabe. É reutilizável! Por isso, na próxima menstruação pode ser usado novamente. Após acabar o ciclo, a maioria dos fabricantes aconselham a lavar e a ferver o coletor. Há alguns que indicam passar álcool.
Os grandes apelos para a venda do copo menstrual: ser ecológico e a liberdade feminina.
Certamente, é uma alternativa mais ecológica que fazer o descarte do absorvente e do absorvente interno. Você já imaginou quantos absorventes uma mulher usa a cada ciclo menstrual? E, em um ano? Ele é um produto eco-friendly, pois reduz o desperdício, o consumo desnecessário e favorece a diminuição do volume do lixo. Dessa forma, a mulher pode fazer uma escolha ambientalmente responsável a cada ciclo.
Liberdade feminina por que a mulher pode fazer todas as suas atividades com ele, inclusive nadar. Será que é incômodo? O que vocês acham?
Os coletores menstruais apresentam-se como alternativas interessantes. No entanto, algumas perguntas podem vir. Será que aumenta o risco de alguma infecção vaginal, por ter que tirar e colocar? Pode favorecer algum distúrbio? Os fabricantes asseguram que se o copo for usado conforme a prescrição não há risco. Eles também alertam para a lavagem das mãos antes de manusear o dispositivo. Seria muito bom ouvir a opinião de um ginecologista sobre isso.
Vários blogs femininos e sites foram pagos por fabricantes de coletores menstruais no Brasil para postar sobre seus produtos, mas muitas blogueiras, nem sequer, usaram. Produtos legais e inovadores são muito legais, mas é o fim da picada alguém postar fazer marketing a partir de uma experiência falsa de uso.
Gente, alguém já usou o copo menstrual?
Imagens:
Wikimedia Commons, Mia Cup
Veja também
Truques de Maquiagem – Consertar o Excesso de Base
Esmaltes Risqué 2013: coleção outono-inverno “Brasil por Risqué. Moda” + coletor de esmaltes
Dicas de Encontros – Como demonstrar que está interessada(o) sem falar
10 alimentos ricos em estrogênios!
16 comentários para: “Coletor menstrual: o fim do absorvente e mais liberdade feminina”
Ivone Gurgel
Eu nunca usei esse copo, mas já usei ob e não gostei muito, porque na hora de tirar incomoda um pouco, daí não quis mais usar, agora esse copinho aí, eu posso até tentar, eu só não entendi uma coisa, ele tem abertura embaixo? Ou esse canudinho embaixo é só pra puxar quando quiser retirá-lo? Gostaria de uma resposta.bjs!
Mulher Digital
Meninas,
Há várias marcas disponíveis no mercado. O preço depende da marca. No Brasil, custa entre R$ 60-100 (reais), dependendo de qual você escolher. Esses produtos podem ser encontrados em algumas perfumarias específicas, lojas de produtos médicos e lojas alternativas e eco-friendly. Tem várias lojas virtuais que vendem esse tipo de produto, é só dar uma googlada!
Espero tê-las ajudado! :)
Taty
Achei meio antihigienico…
Roberta Kelly
Me pareceu um pouco grande em comparação aos absorventes íntimos…
Daniele
Onde posso comprAR VCS SABEM? E QUAL O VALOR
Cleonice A.souza Soares
Credo, prefiro o absorvente interno-OB, esse produto é mais agressivo, não achei nem um pouco interessante.
Marisa
Adorei! Nunca ouvi falar, quero saber onde posso comprar para experimentar?
Marcia
Eu já ouvi falar, mas acho que não é muito higiênico. Gostaria que alguém que usou postasse sobre isso.
Maria Aparecida
Fiquei bestinha com esta novidade, mais acho que não teria coragem de usar não, achei muito estranho e grande, enfim as novidades estão aí, e precisamos diversificar né, pois, o tal do absorvente e terrível.Caso alguém tenha usado por favor nos informe. Abraço a todos.
Fernanda
A ideia seria boa se não fosse “como iremos eliminar o conteúdo menstrual”? Se estivermos em casa você lava isso no banho. E se estiver no trabalho? Como retirar sem sujar as mãos e fazer lambança? Meio estranho.
Mulher Digital
Fernanda,
Geralmente, o conteúdo menstrual é eliminado no próprio banheiro. As mulheres nos EUA possuem o costume de carregar uma garrafinha de água, eliminam no vaso sanitário e lavam com essa água. Em outros casos, dependendo do fluxo da mulher, ela pode eliminar só quando chegar em casa, já que eles indicam trocar de 12 em 12 horas. Mas, realmente, é algo que não estamos acostumadas e isso torna tudo estranho. Verdade.
Beijoconas.
Nathalia
Na verdade ele dura 12horas. Nós achamos que nosso fluxo é muito por conta do absorvente que incha por ser algodão mais, não!
Mylla Galvão
Gostei da novidade…
Mas para mim não tem tanta utilidade assim.Uma vez que uso absorvente direto, pois tenho problema de circulação e o remédio que eu utilizo me faz urinar demais e utilizo o absorvente para não molhar a calcinha!
Mas gostei muito do produto! Mas nunca usei!
Bjos
Gi
Acabei de saber da existência do produto, achei mega interessante e vou testar assim que achar onde comprar. Eu uso somente Tampax porque sou alérgica ao absorvente externo então parace uma boa alternativa. Veremos se o tamanho não incomoda.
Josi
Eu uso há uns 5 anos esse copo coletor. Recomendo, pois não fica com odor e o sangue que sai no copo quando se tira é sem cheiro e limpo, não troco mais por absorvente interno ou externo. Sem contar a economia que é.
Ligiane
Gente eu uso e não tem coisa melhor que tem nojo da própria menstruação. Pelo amor de Deus. Até o ginecologista renomado doutor José Bento já disse que é a melhor coisa que já inventaram as pessoas. Tem que parar de fazer drama sem mesmo experimentar. Eu recomendo.