Os absorventes internos são uma praticidade e tanto para quando estamos naqueles dias. Principalmente quando precisamos usar uma certa roupa ou ir para algum tipo de evento específico, nada como ter um absorvente interno para não deixar qualquer marca na roupa.

Entendendo sua menstruação

O primeiro passo para decidir qual produto de higiene menstrual é a melhor escolha para você é conhecer a si mesmo e sua menstruação, que podem variar de mulher para mulher, bem como desde o início da menstruação até a menopausa. A menstruação pode ser mais leve, mais pesada, mais longa ou mais curta e ainda ser considerada normal.

Felizmente, você tem várias opções em produtos de proteção. Algumas mulheres podem achar que um produto é adequado para elas, enquanto outros podem decidir usar diferentes produtos, dependendo do seu fluxo e estilo de vida. E os absorventes internos vem em vários tipos para satisfazer suas necessidades.

Como escolher absorvente interno?

Os absorventes são uma ótima opção para as mulheres que são fisicamente ativas. Eles não interferem com o exercício ou a natação, por exemplo. Muitas mulheres também dizem que escolhem absorventes internos sobre outras opções porque geram menos sujeira.

Hoje, as mulheres possuem uma ampla escolha de marcas de absorventes internos disponíveis. Alguns têm aplicadores de papelão, que tendem a ser menos caros e mais ecológicos. Outros tem aplicadores de plástico, que você pode encontrar mais confortável para inserir. Aqueles sem aplicador também estão disponíveis.

O que todos os absorventes internos atualmente disponíveis tem em comum é um sistema de classificação de absorção para ajudá-la a determinar qual é ideal para o seu fluxo. Algumas empresas vendem caixas de absorventes internos com vários tamanhos em um mesmo pacote para que você possa usar os menores em seus dias mais leves e os mais absorventes em seus dias mais pesados.

Absorvente interno certo

Escolha o absorvente interno certo para suas necessidades e tenha muito mais conforto durante seu período menstrual. (Foto: Period!)

Geralmente, a classificação dos absorventes internos é a seguinte (lembrando que 1g de fluido menstrual tem cerca de 1/4 de colher de chá):

  • Fluxo leve: suportará até 6 gramas de fluido menstrual
  • Fluxo regular: entre 6 e 9 gramas de fluido menstrual
  • Fluxo moderado: classificação de absorção de 9 a 12 gramas de fluido menstrual
  • Fluxo pesado: para os seus dias mais pesados; absorve de 12 a 15 gramas de fluido menstrual

Alguns absorventes internos contêm desodorantes para ajudar a reduzir odores menstruais. Há muita controvérsia sobre a segurança dos absorventes internos e sua possível conexão com as condições de saúde das mulheres como a endometriose. As mulheres que gostam da comodidade dos tampões, mas que estão preocupadas com os possíveis riscos para a saúde, podem encontrar absorventes internos de algodão naturais, orgânicos, em vários sites, bem como na sua loja de produtos orgânicos local.

Esponjas menstruais reutilizáveis e laváveis foram usadas há milhares de anos. Um absorvente interno de esponja de seda é outra opção para as mulheres que preferem o conforto dos absorventes internos. Algumas mulheres podem gostar do fato de que esses absorventes tem uma forma naturalmente orgânica, livre de sintéticos, para aproveitar a conveniência sem problemas de saúde potenciais, possivelmente relacionados a absorventes internos e problemas de poluição para o meio ambiente causados por marcas sintéticas. Cada absorvente interno desse tipo “esponja” pode ser reutilizado por três a seis meses, o que os torna uma opção ecológica para proteção durante o período.

Coletor menstrual é também uma opção de absorvente interno

Os coletores menstruais comerciais existem há décadas e evoluíram ao longo do tempo. Hoje, os coletores menstruais reutilizáveis ou descartáveis estão disponíveis para mulheres nos mais diversos materiais.

Coletores menstruais reutilizáveis

Geralmente são feitos de borracha natural e podem ser usados por até 10 anos. É uma ótima escolha para as mulheres que estão preocupadas com o efeito que os tipos descartáveis podem ter no ambiente. Esses modelos geralmente mantém até 28 g de fluido menstrual e devem ser simplesmente lavados cada vez que estão cheios. Em seguida, é só reinserir ou guardar para a próxima menstruação.

Coletoes menstruais descartáveis

Geralmente é fabricado a partir de um material termoplástico não absorvente, não irritante, conforme a sua forma, para evitar vazamentos. Pode ser usado por até 12 horas. É geralmente muito confortável. A remoção é um pouco difícil, mas nada muito impossível.

Gostaram das dicas que demos para o absorvente interno? Qual vocês usam e recomendam? Como fizeram para escolher?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)