O coletor menstrual (=menstrual cup) chegou para substituir o tradicional absorvente e o chamado tampão (absorvente interno).

O copo menstrual está disponível no mercado em vários modelos. Há coletores mais macios e flexíveis, usado internamente e que há mais chance de se adaptar melhor ao corpo, são descartáveis. O mais comum são aqueles que parecem uma espécie de sino, que cria uma estrutura de vedação. Todos os copos menstruais são projetados para coletar e reter o fluxo menstrual ao invés de absorvê-lo.

Quer saber como funciona? Acesse: Coletor Menstrual.

Usar ou não usar? Várias pessoas e empresas relacionam as diversas vantagens do coletor menstrual. Quer ver só? Tudo isso se trata sobre o tipo de copo reutilizável.

Coletor menstrual (Menstrual Cup)

1. Sem alergia. Muitas mulheres possuem alergia ao absorvente (normal ou interno). O material do copo menstrual não causa alergia.

2. Produto eco-friendly. Já pensou quantos absorventes descartamos no meio ambiente durante um ano? Que tanto de lixo é produzido com o uso de absorventes? O coletor é reutilizável (por 5-10 anos, depende da marca) e não produz resíduos. A pessoa o esvazia, higieniza e reutiliza.

3. Econômico. Não é um produto barato (mesmo no exterior), mas leve em consideração que um desses vai durar, no mínimo, 5 anos. Já pensou quanto que você gasta em um ano com absorventes?

4. Mulheres com vida ativa. Quem usa o coletor menstrual, defende que consegue praticar atividades físicas, nadar, curtir a vida normalmente, sem a preocupação com a menstruação.

5. Menor preocupação no período menstrual. Qualquer absorvente (normal ou interno) precisa ser trocado com uma frequência muito maior que o copo menstrual. O coletor menstrual deve ser esvaziado de 12 em 12 horas aproximadamente. É colocar e esquecer…

6. Equilíbrio do PH vaginal. Uma das prerrogativas para o seu uso é que respeita a flora vaginal. Não aumenta o nível de bactérias, como os absorventes. Com isso há um menor risco de infecção ou qualquer tipo de alteração no PH. Só é preciso higienizá-lo bem e lavar bem as mãos (antes e depois de manuseá-lo).

7. Liberdade feminina. Menstruação, para muitas mulheres, é uma coisa chata. O coletor menstrual possibilita menos cuidados e atenção que os absorventes. Por isso, dá mais liberdade feminina.

Uma excelente alternativa para enfrentar a menstruação. Não há muitos estudos científicos sobre esse produto, mas todos que são comercializados nos EUA possuem autorização do FDA. Pode ser preciso um tempo para se adaptar ao uso do coletor, já que pode existir um conforto inicial.

Imagem:
Frank Krueger (Wikimedia Commons)

2 comentários para “7 vantagens do coletor menstrual”

  1. Ivone Gurgel

    Gostei muito das vantagens do coletor menstrual, vou comprar e experimentar, pois tenho alergia á algumas marcas de absorvente, e me incomoda muito nesses dias, obrigado pelas informações. Beijos!

    Responder
  2. Talita

    Foi a melhor escolha que fiz, uso há 6 meses, se eu soubesse antes já teria optado há muito tempo.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)