Viajar com animais de estimação pode ser uma dor de cabeça tão grande que muitos donos preferem deixar os bichinhos com amigos ou parentes para que eles recebam os cuidados apropriados. Mas quando não é possível deixar com essas pessoas para cuidarem dos seus amigos peludos, como fazer para viajar com animais de estimação de ônibus?

Como levar animais de ônibus?

As pessoas em muitos casos não sabem quais providências tomar quando vão viajar de ônibus e querem levar seus animais de estimação. O transporte de ônibus é um caso especial e, em geral, apenas para animais pequenos em caixas de transportes para animais adequados. Para levar qualquer bichinho dentro do ônibus, é preciso seguir algumas regras: vacinação do animal em dia (comprovado em cardeneta), apresentação da guia de transporte animal (GTA) (pode ser conseguida nos postos do Ministério da Agricultura).

Dessa forma, o animalzinho viaja sob a responsabilidade do dono e não pode afetar o conforto e a segurança dos outros. Lembre-se que a companhia rodoviária não é obrigada a aceitar isso. Então, verifique antes de providenciar qualquer documento junto à companhia. Seu bichinho de estimação vai poder viajar tranquilo para qualuquer lugar.

Cachorro e gato no ônibus

Fazer uma viagem com bichos de estimação é possível quando você se preocupa com a segurança e garante que seu bichinho de estimação terá o melhor transporte possível. (Foto: divulgação)

Cuidados na viagem com animal de estimação de ônibus

Em nenhuma hipótese deixe que seu bichinho de estimação seja colocado no compartimento de malas ou carga do ônibus. Esse compartimento fica muito quente durante algumas viagens e pode até matar seu bichinho de estimação. Não se esqueça de levar comida e água para seu bichinho de estimação e aproveitar as paradas para caminhar um pouco com ele.

Para cães de grande porte, pode não ser possível fazer uma viagem de ônibus ou até ser necessário comprar uma passagem separada para o animal. Verifique com a empresa de ônibus sobre restrições para garantir que ele pode viajar com você.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e nós iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)