O número de pessoas que viajam de avião tem aumentado cada vez mais! O que muita gente não sabe é que passageiro não possui apenas direitos, mas deveres também que devem ser seguidos para evitar problemas, especialmente quando o assunto é bagagem. Antes de fazer qualquer viagem de avião, veja aqui algumas dicas que você deve seguir com relação a sua bagagem.

Responsabilidade da bagagem no avião

A responsabilidade sobre a bagagem é da empresa aérea desde a entrega da bagagem no check-in pelo passageiro até a entrega ao consumidor na esteira do aeroporto para o destino comprado.

Identifique sua bagagem para viajar de avião

Recomenda-se que o passageiro identifique sua bagagem (com etiquetas) para facilitar a visualização na sala de desembarque e para que o mesmo não perca a mala de vista enquanto estiver no terminal de passageiros.

Cadeado na mala

Para sua maior segurança, passe um cadeado na sua mala para dificultar qualquer tentativa de roubo. Sua bagagem faz um longo percurso e pode passar por muitas pessoas. Infelizmente, não são todas as pessoas que são honestas.

Bagagem em avião

Quem vai viajar de avião deve providenciar cuidados especiais com a bagagem para evitar extravios e outros problemas com as malas e mochilas carregadas. (Foto: www.pointchaser.com)

Objetos de valor na bagagem de mão

Objetos de valor (jóias, notebook, I-pods, dinheiro, papéis negociáveis, documentos, etc.) devem ser levados na bagagem de mão. Não na mala que será despachada!

Guarde comprovantes de despacho

Guarde o comprovante de despacho de bagagem até você pegá-la e conferir se está tudo certo.

Limite de peso para bagagem de mão

Bagagem de mão, em geral, são no máximo de 5 quilos para vôos nacionais e 6 quilos para vôos internacionais. Verificar o peso limite para o destino que você vai antes de embarcar!

Respeite as regras de bagagem para diferentes voos

Siga as recomendações de peso da bagagem relacionada com cada tipo de vôo. Vôos domésticos o peso é de 30 quilos para quem vai de primeira classe e 23 quilos para as demais classes. (Considera-se aqui aeronaves de mais de 31 assentos).

Para viagens internacionais, a pesagem limite para bagagem pode não coincidir com a legislação brasileira.  Verifique o limite de peso da bagagem para o destino que você vai junto à companhia aérea que você contratou. Não se esqueça de pensar também nas conexões, pois o limite máximo de peso pode variar de um lugar para outro durante todo o percurso.

Escolha uma mala adequada para sua viagem

Quando for organizar sua bagagem, lembre-se de pensar sobre: a escolha da mala, o tamanho e o peso da bagagem e o excesso. Lembre-se que quando você viaja pra algum lugar, você sempre quer trazer algo de lá. Então, não leve o peso máximo para que não tenha que pagar por excesso!

Itens que não podem ser levados na bagagem

Não pode ser levado dentro de sua bagagem: objetos cortantes, armas de fogo, gases, comprimidos, líquido ou sólidos inflamáveis, materiais radioativos ou oxidantes, corrosivos, explosivos e fogos, peróxidos orgânicos, produtos venenosos e/ou substâncias infecciosas. Não precisava nem falar isso né?

Qualquer dúvida, o passageiro deve entrar em contato com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no FALE CONOSCO. É também uma forma para garantir seus direitos se sua bagagem for extraviada.

Pronto para “pegar” seu avião? Faça uma viagem mais tranquila e siga essas dicas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)