O Chambray é um tecido que tem ganho as publicações de moda e as roupas de várias temporadas. Mas o que é exatamente esse tecido? Como ele deve ser usado? Para esclarecer suas dúvidas, reunimos as principais características do tecido Chambray e as melhores formas de utilizar esse tecido.

O que é o tecido Chambray?

A definição mais simples para Chambray é que é um tecido simples feito com uma mistura de fios brancos e azuis. O efeito resultante desse tecido único é um azul emrugado, que se tornou muito popular na moda atual..

Um tecido simples de estilo Chambray pode ser entendido como um cruzamento básico de fios para fazer um tecido. Este é o mais elementar dos tecidos comuns. Toda vez que um fio passa por um fio ao tecer, ele passa pelo próximo e assim por diante. Mas no que isso é diferente no Chambray em relação a outros tecidos?

Bem, se o fio fosse tecido de uma maneira mais complexa, digamos uma forma onde os segmentos cruzam vários fios antes de passar por outros, você acabaria com algo mais como jeans azul ou outro tecido em vez do Chambray. Portanto, encare o Chambray como um tecido mais simples e “clean”.

Como usar Chambray?

Por causa do seu tecido, Chambray é geralmente considerado um tecido leve “quente”. Tradicionalmente, Chambray sempre foi feito com fios azuis e brancos para criar uma cor de tecido azul macio. Mais recentemente, porém, os tecidos de Chambray foram criados em uma gama mais ampla de cores, incluindo cinzas macios, verdes musgo, vermelho argila e muito mais. Chambray também foi adaptado por muitos designers para vestuário moderno, como blazers, bandanas, calças, e até vestidos.

Tecido chambray

Perceba a textura do chambray e veja que ele é um ótimo tecido para diversas combinações. (Foto: Fabric Godmother)

Entretanto, sem dúvida, o Chambray original é uma camisa clássica azul e leve que pode ser usada com uma variedade de cores para completar um visual casual e atrativo. E para combinar o Chambray com as cores certas, as dicas são as seguintes:

  • Cores para combinar com o Chambray: a maioria dos tons da terra
  • Sapatos: couro marrons, botas castanhas ou calçados de tênis brancos clássicos
  • Metais: funciona bem com prata, mas bronze e ouro também são opções aqui para decorar um visual montado em torno de uma peça de Chambray.
  • Casacos de couro: casacos de couro marrom, Blazers de lã verde ou marrom

A história do Chambray

Enquanto Chambray, sem dúvida, tornou-se uma parte da moda moderna, seu nome tem suas raízes na antiga França. No final dos anos 1600, a França produzia uma série de tecidos regionais que estavam sendo vendidos em toda a Europa. Na cidade de Laon, por exemplo, um tecido popular e barato era produzido e vendido em toda a região. Do mesmo modo, a cidade do sul de Cambrai, França, começou a produzir uma variação similar, mas de maior qualidade, que se tornou conhecida como tecido “Cambric”. Cambric não era, no entanto, Chambray. A primeira era tipicamente uma roupa branca branca e satinada usada em tudo, desde cortinas até roupas femininas.

Eventualmente, no entanto, à medida que o tecido de Cambric cresceu em popularidade, algumas das tecelãs começaram a produzir tecidos onde os fios brancos são cruzados com grupos de fios coloridos para produzir um padrão de xadrez que é comum nas camisas de hoje. Ao longo do tempo, essas mesmas tecelãs simplesmente tentaram atravessar fios horizontais azuis através de fios verticais brancos; resultando no primeiro verdadeiro tecido Chambray de sua cidade natal, Cambrai.

No início dos anos 1800, Chambray começou a aparecer na moda norte americana e cresceu em popularidade aqui para se tornar o tecido popular e leve que conhecemos hoje ao redor do mundo.

Como você usa o Chambray nas suas roupas? Quais são as combinações que vocês fazem?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)