Símbolos da Páscoa
Existem muitas pessoas que não querem apenas curtir o período da Páscoa, querem compreender porque determinados símbolos são importantes nos dias atuais. Parte dos valores desses símbolos está vinculado à religião cristã. Você não precisa pertencer a nenhuma religião cristã para querer aprender um pouco mais sobre algo. Essa é apenas uma interpretação sobre determinado costume e, de certa maneira, diz muito sobre a história da humanidade em um recorte específico – a Páscoa. Já outros símbolos da Páscoa relacionam-se com povos antigos e, mesmo que esses são ressignificados, ainda são importantes no mundo atual. Independente de qualquer coisa, aprender mais sobre qualquer coisa pode ser uma experiência muito interessante.
Leia também
- 10 alimentos que uma grávida não pode comer
- Ovos de Páscoa no Mercado Brasileiro – Opinião Mulher Digital
O site Mulher Digital selecionou alguns símbolos da Páscoa para contar um pouquinho sobre eles! Olha que bacana!
Pão e Vinho – Na antiguidade esse era tipo de comida comum para muitos povos. Cristo se serviu desta ceia para simbolizar sua presença constante entre as pessoas. O pão e vinho simbolizam essa presença, essa aliança.
Ovos – Na antiguidade, egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera para presentear pessoas queridas. O ovo simbolizava o nascimento. Há quem diga que esses povos acreditavam que a Terra havia surgido de um ovo gigante. Os cristãos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa como símbolo da ressurreição. Nos países da Europa, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los para amigos. Em outros, como a Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia, decoravam ovos ocos com figuras religiosas.
Coelhos – A tradição dessa figura foi trazida para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. No antigo Egito, o coelho representava o nascimento, a vida. Em outros pontos da Terra, era símbolo de fertilidade, pelo grande número de filhotes que conseguia procriar. Há quem diga que também podem significar abundância.
Cordeiro – No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com pães e com o sacrifício de um cordeiro como forma de relembrar o grande feito de Deus em prol do seu povo: a libertação da escravidão no Egito. No Novo Testamento, Cristo é o cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade.
Chocolate – As civilizações Maias e Astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam o chocolate como moeda. Na Europa, aparece a partir do século XVI e torna-se popular rapidamente. Os bombons e ovos como conhecemos, surgem no século XX. Hoje o chocolate é a grande estrela da Páscoa.
QUER SABER MAIS SOBRE PÁSCOA? ACESSE:
* Páscoa: os ovos e seus significados
* Páscoa: Peixe – significados
* Páscoa
* Ovos de Páscoa: Como escolher e como presentear?
* Ovos de Páscoa no Mercado Brasileiro
Veja também
Ovos de Páscoa Diet
História e evolução da maquiagem
Ovos de Páscoa 2010 para Crianças
Páscoa – O Peixe: Significados
Um comentário para: “Símbolos da Páscoa”
Maria Helena
Muito bom! Achei o máximo! Todos tem que saber! Não sabia que tinha tantos símbolos da Páscoa. Agora eu pesquisando, estou achando o máximo. Todos tem que saber!
Que babado!