10 alimentos que uma grávida não pode comer
Existem alguns tipos de alimentos que devem ser evitados quando a mulher está grávida. Alguns podem prejudicar a saúde da mãe expectante, outros o bebê em desenvolvimento, pois podem conter bactérias ou toxinas nocivas. A mulher precisa conversar com seu médico sobre a alimentação adequada na gravidez, para evitar problemas. Nossa lista só tem 10 dos alimentos mais comuns que não são recomendados para mulheres grávidas.
Planejamento da gravidez: cortando alguns tipos de queijo
Nem todos os queijos são nocivos, mas você deve evitar queijos maduros, como queijos azuis, brie, camembert, e Roquefort, por exemplo. Estes queijos podem conter bactérias que podem causar listeriose, o que, na pior das hipóteses, pode levar ao nascimento prematuro ou aborto espontâneo.
Leia também
- 7 trocas inteligentes para um café da manhã saudável
- Dieta de desintoxicação: rejuvenescer, limpar e cuidar de você
O que gravida não pode comer de jeito nenhum: carnes cruas e carnes processadas
A regra é não comer carne crua ou pouco cozida enquanto estiver grávida. Certifique-se de que toda a carne esteja bem cozida e considere obter um termômetro de carne para garantir que a carne seja cozida uniformemente. Evite carnes processadas, como salsichas, ou certifique-se de que estão completamente cozidas. Isso ocorre porque o risco de intoxicação alimentar é maior em mulheres grávidas.
O que gravida não pode fazer: comer patê
Patê feito de carnes também pode transportar a bactéria listeria. Mulheres devem evitar comer patês, tanto os processados quanto os patês caseiros. Troque por outros tipos de pastas e molhos para seus alimentos.
Alimentação na gravidez: evitando peixes crus
O peixe cru deve ser evitado, bem como peixe com conteúdo de mercúrio potencialmente elevado. Os peixes mais velhos e maiores podem ter maior teor de mercúrio. Mercúrio pode criar problemas com o desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebê. Os mariscos devem ser evitados se a futura mãe não tem certeza se ela é alérgica. Os cientistas dizem, no entanto, que o peixe pode ser comido durante a gravidez com moderação. O sushi deve ser evitado, no entanto.
Mulheres grávidas devem tomar cuidado com ovos
Ovos crus (e alimentos cozidos com ovos crus) podem conter salmonela, uma bactéria nociva. Algumas maioneses caseiras e molhos contêm ovos crus. Porém, vale dizer que ovos crus podem ser comidos se bem cozidos até o final.
Leite cru deve ser evitado
Não beba leite cru (não pasteurizado), nem queijos feitos com ele, como o queijo de cabra. Se isso é tudo o que você tem disponível, ferva bem antes de consumi-lo. Bactérias e outras substâncias nocivas podem prejudicar a mãe e o bebê no consumo do leite não pasteurizado.
Frutas e vegetais crus devem ser evitados por mulheres grávidas
Frutas e legumes são ótimos, mas apenas se foram lavados cuidadosamente para remover todos os vestígios de solos. O solo em frutas e vegetais pode causar toxoplasmose, causada por um parasita. A toxoplasmose tem efeitos potencialmente devastadores sobre o feto.
Mulheres grávidas devem evitar o álcool
O álcool pode afetar gravemente o desenvolvimento do seu bebê. Evite o álcool se estiver grávida ou estiver tentando engravidar. Mesmo o álcool considerado saudável, como o vinho, pode acabar sendo prejudicial para as mulheres grávidas.
Mulheres grávidas devem evitar a cafeína
A ingestão de cafeína deve ser limitada durante a gravidez, já que muita cafeína tem sido associada ao baixo peso ao nascer e até ao aborto espontâneo. Não precisa ser cortado completamente, mas a ingestão deve ser limitada a 200 mg por dia. Lembre-se de que certas bebidas efervescentes contêm cafeína e a mulher deve verificar os ingredientes para saber o quanto está sendo consumido.
Cuidado ao comer fígado e alimentos que contenham fígado
Fígado ou produtos contendo fígado, como suplementos vitamínicos, tem alto teor de vitamina A. Muita vitamina A pode prejudicar o desenvolvimento saudável de seu bebê.
Se você está acostumada a uma dieta especial ou restrita, ou não tem certeza sobre o que comer durante a gravidez, consulte seu médico, nutricionista ou especialista sobre o que é seguro. Certifique-se de confiar nos supermercados ou fornecedores onde você compra sua comida.
O que você deixou de comer durante sua gravidez? O que recomendaria para mulheres que estão tentando uma alimentação mais saudável durante a gravidez?
Veja também
Dicas para emagrecer que realmente funcionam
10 motivos para fazer uma desintoxicação no organismo
Como substituir alimentos e emagrecer!
Dicas para não engordar em viagens