sintomas-gravidez

Eu estou grávida? Essa é uma pergunta que muitas mulheres já se fizeram por sentir algum sintoma da gravidez. Os sintomas e sinais que indicam gravidez diferem de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. As experiências são variadas! Não há como afirmar que em todas as mulheres acontecerá de um mesmo jeito. Em algumas mulheres, as mudanças que sinalizam uma possível gravidez podem aparecer ao longo de alguns dias, para outras ao longo de algumas semanas e até não sentir absolutamente nada nos primeiros meses.

Pode-se dizer que um dos sintomas mais importantes da gravidez é o atraso ou ausência de menstruação. [Para entender porque isso ocorre, leia: Menstruação] Náuseas e/ou vômitos é outro sintoma característico.  Outros sintomas associados mais comuns são: fadiga e sonolência extremas, idas freqüentes ao banheiro para urinar, seios doloridos e inchados. Além disso, pode ocorrer: dores de cabeça, escurecimento das auréolas dos seios, prisão de ventre, aversão ou desejo por alimentos específicos, oscilações de humor, tonturas e/ou desmaios e, até mesmo, azia.

Acalme-se! Se você tem sentido algum desses sintomas de gravidez, não quer dizer que esteja necessariamente grávida. Esses sintomas não devem ser observados de forma isolada! É preciso associá-los a outros fatores. Faça as seguintes perguntas: Você tem uma vida sexual ativa? Teve relações sexuais sem usar métodos contraceptivos? Usou a pílula anticoncepcional de forma errada (esqueceu)? A camisinha estourou? Você teve relações sexuais no seu período fértil? É apenas um sintoma isolado que está sentindo?

Se depois disso, você suspeita que esteja grávida, procure diretamente um médico e se oriente. Não perca seu tempo e nem dinheiro fazendo testes de gravidez de farmácia porque há um percentual muito elevado de resultados duvidosos.

Lembre-se que gerar um filho é coisa séria e exige muita responsabilidade, dedicação e investimento. Um bebê modifica totalmente a vida de uma pessoa! Por isso, ter uma gravidez planejada é sempre melhor e mais saudável para a mulher!

QUER SABER MAIS? LEIA:


* Gravidez

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Sexo e Reprodução. São Paulo: Ática, 1994.

Teste de Gravidez On Line [Pode indicar tendências, mas não quer dizer que seja verdade]

2 comentários para “Sintomas – Gravidez”

  1. Cyléia

    Gostei muito, esclareceu mtas duvida,
    Parabéns!
    Agora voh tomar mas cuidado.

    Responder
  2. Jéssica

    Gostei Muito muito importante

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)