A hidratação e tudo aquilo que se come pode colaborar para a saúde das unhas.

Só que essa não é a única forma de cuidar das unhas.

Ter unhas bonitas não é difícil, mas é preciso saber

Você sabia que a maneira de fazer as unhas pode comprometer a saúde das unhas?

No Brasil, há “uma cultura da beleza” de tirar a cutícula durante o processo de manicure e de pedicure. E, muita gente só consegue associar uma unha bem feita se estiver sem cutícula aparente. Há até aqueles que procuram saber como tirar a cutícula de forma perfeita.

O grande problema é que remover as cutículas não faz bem para as unhas. Esse não é um mito de beleza! Dermatologistas defendem que isso pode ser prejudicial para as unhas.

Como tirar a cutícula da unha

A cutícula funciona como uma proteção da unha, como se fosse uma barreira de proteção de uma parte importante da unha – o leito ungueal.

A unha é produzida na raiz e corre para baixo ao longo desse leito, que está abaixo da placa da unha e vasos sanguíneos, terminações nervosas e melanócitos (células produtoras de melanina). O leito da unha fornece nutrientes para a matriz. Ele também protege os dedos e aumenta a sensação de sensibilidade quando se toca em algo.

Assim, se o leito for afetado por qualquer motivo pode comprometer a saúde e a beleza da unha. Quando a cutícula é removida, um espaço é aberto para muitas possibilidades de bactérias, fungos e infecções. E, se o salão não tiver as devidas precauções de higiene, o risco só aumenta. Dependendo da forma que a unha é afetada por essas condições, pode demorar muito a recuperar, ser doloroso, apresentar aspecto feio, prejudicar a saúde da unha.

Tirar as cutículas é uma questão de estética, mas não é necessário e ninguém deveria fazer, segundo especialistas. Sobre o modo de fazer as unhas com cutículas, isso ainda divide muitas opiniões. Alguns acreditam que para uma unha bonita é só é empurrar a cutícula e aparar as “pelinhas” que sobram. E, isso pode ser feito até depois da saída do chuveiro.

Outros acreditam que nem isso pode ser feito e que é preciso deixá-la intacta (como a Academia Americana de Dermatologia). Cada vez mais no Brasil cresce um movimento de pessoas que gostam de fazer unha e deixar a cutícula. Unhas com cutícula é mais saúde! Unha pintada com cutícula é bonita também!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)