Os mostruários de maquiagem das lojas são propensos às bactérias. Um estudo do Jefferson Medical College (Filadélfia), realizado pela Dr. Elizabet Brooks mostrou que a maioria desses testadores de maquiagem possui bactérias como estafilococos, estreptococos e E. coli (ver: Wikipédia – Escherichia coli). A pesquisa verificou os testadores de diversas lojas de departamento, lojas especializadas e, até mesmo, drogarias.

Brooks afirmou: “E. coli é igual a fezes. Isso significa que alguém foi ao banheiro, não lavou as mãos e depois enfiou os dedos em um hidratante”, por exemplo. Várias pessoas passam todos os dias por essas lojas e ninguém sabe ao certo como se dá a higiene de cada uma. Em dias de grande movimento de pessoas nas lojas, o índice de contaminação pode chegar a 100%, segundo a pesquisa.

A pesquisa também mostrou que cosméticos usados ao redor dos lábios, olhos ou nariz são os mais perigosos. Esses lugares são mais fáceis de passar qualquer contaminação advinda de produtos, inclusive vírus (como o do herpes nos batons).

Maquiagem

Esse mesmo quadro de pessoas circulando, com higiene duvidosa e que manuseiam testadores de produtos é comum em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. Pode ser a loja mais chique que você entrar. Essas bactérias podem estar em qualquer lugar.

No LA Times, em uma reportagem sobre essa mesma pesquisa, outra doutora (dermatologista) ainda complementou e afirmou que se uma mulher tiver um pequeno corte nos lábios e pegar um batom emprestado de alguém que tenha afta, ela poderá pegar afta. Pode ocorrer, por essa mesma lógica, contaminação pelo vírus do herpes (períodos do herpes ativa) e, até mesmo conjuntivite e mais uma série de outras coisas que podem ser compartilhadas pela maquiagem.

Cuidado ao compartilhar maquiagem, seja em testadores de mostruários de lojas ou de outras pessoas. Não sabemos como cada pessoa realiza a sua higiene e, até que ponto, a maquiagem está livre de bactérias. Afinal de contas, ninguém está disposto a ter coliformes fecais no rosto!

Você não precisa parar de testar todos os produtos nas lojas! Só precisa aprender a como testá-los com segurança. Acesse: Cuidados ao Testar Cosméticos em Lojas.

Imagens:

Do cocô

Um comentário para “Bactérias em Mostruários de Maquiagens das Lojas”

  1. Lara

    Olá gente, vocês me ajudaram bastante, pois estou fazendo um seminário em grupo pedido pela minha prof. De química. Valeu pelas dicas! Ameii o site. Bjks
    Fikem com Deus! Não fzia ideia de quantas bactérias existem ;O

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Cuidados ao Testar Cosméticos em Lojas

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)