A máquina de lavar foi uma das grandes invenções do mundo moderno. Torna a vida de todo mundo mais prática!

Muita gente não sabe ou se esquece que a limpeza da máquina precisa ser feita com regularidade.

A sujeira da roupa, os resíduos de sabão e do amaciante acumulam-se na lavadora de roupas com o passar do tempo.

E, em muitos casos, pode afetar a limpeza de todas as peças colocadas ali dentro. As roupas podem não ficar tão limpas quanto deveriam.

Imagine só? Uma máquina de lavar que não limpa. Não dá, né?

O post de hoje do MD conta como limpar a máquina de lavar!

Primeiramente, o mais indicado é ler as recomendações que se encontra no manual da máquina de lavar. Normalmente, os fabricantes indicam as formas de limpeza adequadas para cada tipo de máquina.

O mercado também oferece produtos específicos para a limpeza da máquina de lavar. Quem quiser, pode recorrer a esse tipo de alternativa.

No entanto, existem aqueles “saberes sociais”, construídos ao longo do tempo, presente na memória coletiva da população. Ninguém sabe exatamente de onde vem. Mas, muitos atestam que funciona. É disso que estamos falando aqui! De receitinhas caseiras que funcionam!

Dicas para limpar a lavadora de roupas

Passo a passo da limpeza da máquina de lavar

  1. Retire o excesso. Não deixe nada dentro de máquina! Agora, observe se existe algum acúmulo estranho de sujeira dentro (no tambor). Passe uma bucha (só a parte de espuma) ou um pano com detergente líquido neutro para esse excesso de sujeira. Em alguns casos,  uma escova de dente pode ajudar a remover alguma sujeira acumulada em alguma greta. Não esqueça de limpar o dispenser de sabão em pó e de amaciante!
  2. Lave a máquina com vinagre branco. Deixe a máquina encher de água e acrescente 500 ml de vinagre. Faça uma lavagem completa! Aqui é isso mesmo! Só água e vinagre. O vinagre ajuda a eliminar os odores e a sujeira. Para lavadoras que possuem o ciclo água quente, deve usar esse ciclo. Caso não tenha, lave normalmente mesmo. Se você achar que a máquina estiver suficientemente limpa, não precisa fazer o próximo passo (3).
  3. Lave mais uma vez! Agora você vai usar outro produto! Encha a máquina completamente com água e acrescente 1 litro de água sanitária. Faça um ciclo de lavagem. Pronto! Agora, a parte interna da máquina de lavar já está limpa e pronta para o uso!
  4. Limpeza da parte externa da máquina. A maioria dos fabricantes recomenda não usar produtos abrasivos para limpar a parte externa da lavadora. Limpe a parte externa com um pano e detergente líquido.
  5. Tampa aberta! Após toda a limpeza, deixe a tampa aberta. Aproveite o momento para verificar se tudo está no lugar! Inclusive, a mangueira.

Com todos esses cuidados, a sua máquina vai durar mais! E você? Possui alguma dica ou truque para limpar a máquina de lavar? De que maneira você faz? Comente!

2 comentários para “Como limpar a máquina de lavar?”

  1. Luciene

    Muito boa essa maneira de limpar a máquina.

    Responder
  2. Marcia

    Gostei das dicas, obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)