O temperamento colérico é baseado no sistema de quatro temperamentos. Esse sistema é um dos tipos mais antigos de teoria da personalidade do mundo e baseia-se em um antigo conceito médico – o humorismo. Os humores referem-se aos fluidos corporais que estão presentes no corpo e, de acordo com as diferentes proporções desses fluidos, definem os temperamentos. Esses quatro temperamentos são sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico

O que é um temperamento colérico?

Colérico significa literalmente “bílis amarela”, então as pessoas com temperamento colérico são rápidas em irar-se. Eles são descritos como de rosto amarelo, magro, peludo, orgulhoso, ambicioso, vingativo e perspicaz. Imagine uma pessoa abastecida com testosterona e você obtém a imagem. Como tal, você raramente consegue mulheres com um temperamento colérico, embora isso não esteja fora de questão.

Pessoas com temperamento colérico são os alfas de um grupo. Eles gostam de assumir papéis de liderança e fazer as regras para todos os outros seguirem. No entanto, eles não aceitam críticas bem e se ofendidos irão confrontar e até mesmo humilhar seus detratores. Eles certamente irão reagir e desafiar opiniões opostas, e isso inclui intimidar outras pessoas.

Afinal, essas pessoas nunca estão erradas. Os coléricos são todos sobre ganhar e a qualquer custo. Eles dirão o que precisa ser dito, fazem o que precisam fazer e mentem se a situação o justificar.

Você frequentemente ouve pessoas com temperamento colérico dizendo coisas como “eu digo como é” e “Essa é a minha opinião, lide com isso”. Eles vão dizer isso diretamente e falar o que pensam e não se incomodarão em adoçar isso para você. Seus sentimentos não importam para eles. Eles acreditam em ser cruel para ser um amor gentil e duro. Eles têm peles grossas. Você nunca os verá chorando ou chateados.

Personalidade colérica e suas combinações

É importante perceber que os traços do temperamento colérico podem ser ainda mais divididos em três combinações. Esses são:

  • Colérico-sanguíneo – forte
  • Colérico-fleumático – moderado
  • Colérico-melancólico – leve

Essas combinações podem afetar o temperamento colérico e aumentar ou diminuir a intensidade das características acima. Por exemplo, alguém com um temperamento colérico-sanguíneo pode ser um valentão encarregado de uma grande empresa, temido por seus empregados e conhecido por suas explosões extremas. Por outro lado, uma pessoa com um temperamento colérico-melancólico terá traços muito mais suaves.

Características do temperamento colérico

Se você acha que tem um temperamento colérico, verifique e verifique se alguma das seguintes situações se aplica a você:

Sinal de um temperamento colérico 1: foco nos resultados

Você quer resultados e você tem o jogo final em mente. Você está sempre avançando para alcançar seus objetivos e nada vai atrapalhar. Não relacionamentos, colegas e até família. Você está altamente motivado e deseja vencer a qualquer custo. Você manipulará aqueles ao seu redor para alcançar seus objetivos.

Pessoa colérica

A pessoa colérica tem características únicas, e conhecer cada uma delas pode ajudar no desenvolvimento pessoal. (Foto: BetterHelp)

Sinal de um temperamento colérico 2: Independente

Os coléricos são extrovertidos que pensam por si mesmos e não confiam nos outros quando tomam decisões. Eles têm a confiança para avançar e são contundentes e direto ao ponto. Isso dificulta que outras pessoas se aproximem delas. De fato, suas vidas e relacionamentos pessoais podem sofrer por causa disso. No entanto, porque eles gostam de coisas para se mover rapidamente, eles podem se tornar facilmente entediados.

Sinal de um temperamento colérico 3: Tomadores de decisão

É o caminho colérico ou o Caminho Superior. Não há outro caminho. Você nunca conseguirá que esse tipo de temperamento ceda a tomada de decisões às pessoas abaixo dele. É a decisão deles que conta, eles estão sempre certos, então por que eles dariam esse poder? E não se engane, é um poder, e esses tipos de pessoas adoram isso. Não haverá negociação quando um temperamento colérico estiver na sala.

Sinal de um temperamento colérico 4: Líderes natos

Estes tipos nasceram para liderar, ou pelo menos, estar no comando, Eles são assertivos, de mente forte, acreditam em si mesmos e estão confiantes. É verdade, eles também têm alguns traços negativos. Eles não gostam de ser desafiados e usarão táticas de intimidação para forçar os outros a se submeterem. Eles não vão ouvir e não estão abertos. No entanto, em tempos de crise, você quer alguém que esteja destemido e preparado para assumir a liderança. E esse é o temperamento colérico.

Sinal de um temperamento colérico 5: Lutadores

Falando de destemido, esses tipos não se quebram sob pressão. Na verdade, isso os torna mais fortes e determinados. Eles amam uma boa luta e vão esforçar-se para alcançar seus objetivos. Então não escolha uma luta contra um temperamento colérico a menos que você tenha alguma munição séria.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)