Se você está vivendo com um temperamento otimista, você é uma das melhores pessoas por perto! Um temperamento sanguíneo é um dos quatro temperamentos, desenvolvido a partir de um dos tipos mais antigos de teoria da personalidade do mundo. Esses quatro temperamentos são baseados em um antigo conceito médico – o humorismo. Os humores referem-se aos fluidos corporais que estão presentes no corpo e as diferentes proporções de fluidos definem os temperamentos. Esses quatro temperamentos são o sanguíneo, o fleumático, o colérico e o melancólico.

O que é um temperamento sanguíneo?

Ao contrário das características do temperamento colérico, as pessoas com temperamentos sanguíneos são geralmente muito sociáveis. Esse tipo de personalidade normalmente se associa ao ar. Como tal, aqueles que se enquadram nesta categoria são animados, sociáveis, despreocupados, faladores e prazerosos.

Gostam de estar perto de pessoas e por sua vez, são bem vindas companhia entre outras. De fato, de todas as suas contrapartes humorísticas, o temperamento otimista é o mais fácil de ser usado socialmente. Dada a sua característica sociável, é fácil para eles fazerem novos amigos, além de serem imaginativos e artísticos – isso também os leva a ter tantas idéias.

Características da personalidade sanguínea

Características comuns de um temperamento sanguíneo são a fala, a necessidade de ser central na conversação, precisam parecer bem-sucedidas – até mesmo requer exagero (outra característica comum do otimista!). Se você tem um temperamento otimista, provavelmente é uma pessoa encantadora e graciosa. Também é mais provável que você assuma as responsabilidades dos outros ou tome boas decisões, seja para si mesmo ou em nome dos outros.

Características de uma pessoa sanguínea

Isso soa como você? Se você tiver um temperamento sanguíneo, geralmente exibirá um desses sinais.

1. Personalidade extrovertida

Um otimista traz vida e energia para uma sala através de sua alegria e humor. Uma pessoa com um temperamento sanguíneo é geralmente otimista e acredita que a vida é uma experiência emocionante e divertida. Eles podem muitas vezes ser vistos como vivendo a vida ao máximo.

2. Sempre em movimento

Pessoas com temperamento sanguíneo geralmente são muito extrovertidas. Uma personalidade otimista geralmente se descreverá como incapaz de ficar quieta por cinco minutos. Isso faz com que eles pareçam extremamente ativos porque a inatividade é mais provável de causar estresse. O ritmo em que eles gostam de viver suas vidas é rápido e furioso.

3. Impulso

Como o otimista não gosta de ficar inativo por longos períodos de tempo, é mais provável que ele seja impulsivo. De fato, o otimista é o mais impulsivo de todos os temperamentos. Sua natureza impulsiva pode torná-los difíceis de disciplinar porque eles podem viver como se não tivessem passado ou futuro – um sanguíneo frequentemente dirá a você “viva pelo momento!”

Temperamento sanguíneo

O temperamento sanguíneo tem aspectos únicos para uma pessoa, e conhecer estes aspectos pode te ajudar a se entender melhor. (Foto: BetterHelp)

4. Táteis

Um temperamento sanguíneo identifica-se facilmente como alguém que é tátil – ou “sensível ao toque”. Embora sejam extrovertidos, entusiastas, calorosos, compassivos e pareçam se relacionar bem com os sentimentos de outras pessoas, eles tendem a não ser amigos fiéis nem leais. Isso porque eles não querem se sentir como se tivessem qualquer responsabilidade por compromissos. Eles só querem se divertir!

5. Gostam de conversar

Por causa de sua natureza calorosa e sociável, o otimista acha fácil se destacar em coisas orientadas para a comunicação. Isso muitas vezes pode fazer com que os outros busquem a liderança otimista e também podem se voluntariar em tarefas difíceis e podem e irão concluir o projeto enquanto seu ego estiver sendo alimentado.

6. Saia ao primeiro sinal de problema

No entanto, cuidado com as falhas do otimismo! Eles são mais propensos a desistir ao primeiro sinal de que eles não são “a maior coisa que já aconteceu com o mundo.” Eles são susceptíveis de apenas parar em suas trilhas e ir embora, não se importando com aqueles deixados em um projeto ou aqueles que dependem neles.

7. Por cima

Além disso, um otimista provavelmente nunca reconhecerá seus fracassos, mas, ao contrário, exagerará para parecer que está em uma situação melhor do que realmente é. Essa é uma das maiores fraquezas do otimismo, que eles podem adotar comportamentos severos e destrutivos.

8. Atenção à realeza

Um otimista pode facilmente ficar arrasado se não estiver constantemente seguro de que é amado e apreciado. Eles podem ser muito exigentes para que outras pessoas constantemente mostrem amor e carinho. Além disso, eles são facilmente atormentados por sentimentos de ciúme quando o amor e a atenção que eles sentem, que pertencem exclusivamente a eles, são dados aos outros.

Você tem um temperamento sanguíneo?

Se você tem um temperamento sanguíneo e se identifica com um dos sinais listados acima, é provável que você seja amigável, extrovertido e inspirador para os outros. Você também é orientado para o relacionamento e frequentemente elogiado pela sua natureza entusiástica, calorosa e otimista.

Sua capacidade de ver o lado bom da vida e o que é bom em outras pessoas o torna atraente socialmente e você realmente gosta de pessoas, raramente é encontrado sozinho e interage livremente com qualquer um e com todos!

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)