Maquiagem possui prazo de validade. Você sabia?

Por isso, é sempre bom verificar as informações de validade antes de “cair de cabeça” naquelas liquidações de maquiagem. Inclusive, o próprio mercado realiza esse tipo de ação para tirar de estoque aquelas maquiagens que estão para vencer. Dependendo do tempo de duração da maquiagem, não compensa comprar.

Cosméticos vencidos são perigosos para a saúde, especialmente para a pele. Veja a lista de ingredientes dos seus produtos de beleza! São muitos produtos! A maquiagem possui várias substâncias que podem se deteriorar com o passar do tempo.

O prazo de validade é a garantia de vida útil do cosmético. Geralmente, a validade é testada pelo fabricante que leva em conta os ingredientes contidos no produto e a proliferação de bactérias com o passar do tempo.

Usar maquiagem dentro do prazo de validade é a garantia que a marca dá de uso e não fazer mal. No Brasil, as datas vem bem explícitas na embalagem e na própria embalagem.

O armazenamento e a validade

O prazo de validade não basta! A maneira como você guarda a maquiagem é fundamental. É preciso deixar a maquiagem afastada de potenciais “destruidores”. Por isso, evite lugares úmidos ou com muita alteração de temperatura. O banheiro é o pior lugar para deixar a maquiagem. Proteja a sua maquiagem!

A duração de cada produto

A data de validade impressa no produto é o que vale. No entanto, em alguns casos, os produtos fabricados no exterior podem vir com outras diretrizes de validade. Por isso, o site MULHER DIGITAL traz o tempo médio de duração de cada item.

Rímel: 3-6 meses

Blush em pó: 18-24 meses

Batom: 18 meses

Fundação: 6 meses

Sombra: 12 meses

Pó compacto: 24 meses

Delineador Líquido: 3 – 6 meses

Gloss: 18-24 meses

Sombra em pó: 24 meses

Sombra em creme: 12-18 meses

Dicas de beleza sobre a validade da maquiagem

– Observe a cor e a textura dos produtos. Se mudar mudar com o passar do tempo, pode ser um indicativo que algo mudou e que o uso pode ser prejudicial.

– Cheire os produtos de beleza. Odor estranho? Pode ser um indicativo que a maquiagem estragou e conter muitas bactérias.

– Mantenha os produtos bem fechados e armazenados em lugar adequado. Longe da luz solar e de lugar úmido.

– Nunca adicione qualquer líquido ou outra substância nos produtos. Com exceção, se o fabricante indicar.

– Mantenha os pincéis de maquiagem sempre limpos.

Guia de cosmético. Tudo que você queria saber sobre esse assunto.

 

Um comentário para “Guia do cosmético: maquiagem tem validade?”

  1. Malba

    Gostei. Não tenho site, apenas gostaria de me manter atualizada, sou da área de estética e tudo esse assunto me interessa.
    Obrigada por me manter atualizada, atenciosamente, Marileda Castro.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)