Degustar um chá. O prazer de beber com calma aquele chazinho escolhido por você, ao seu gosto ao mesmo tempo que desfruta dos benefícios das plantas naturais. Os chás podem trazer muitos benefícios para a saúde.

Chá para emagrecer. Chá que previne doença. Chá calmante. Chá para desintoxicar o corpo. Há chás para tudo!

Que tal saber um pouco mais sobre um dos melhores chás do mundo? O chá de hibisco! Chá bom para a saúde para valer! Vamos saber mais sobre o chá de hibisco?

O hibisco – Hibiscus sabdariffa – é uma planta nativa da África. No Egito, as flores eram usadas para fazer uma bebida chamada karkade que, simplificando, pode-se dizer que é o chá de hibisco gelado. Essa bebida pode ter nomes diferentes em diversas partes do mundo, onde também se popularizou. Até hoje é apreciado por todo Oriente Médio! Normalmente, todas as partes da planta são usadas, mas o tradicional chá de hibisco faz uso somente das flores.

Benefícios do chá de hibisco

Beba quente ou gelado! | Imagem: Natural Fit Foodie

Quente ou gelado, o chá de hibisco é versátil, combina com muitos pratos e cada vez mais faz parte de cardápios de restaurantes – chás, sucos, drinks, parte de receitas. É uma bebida deliciosa que tem conquistado muitos paladares. Com coloração vermelha, possui um sabor que é tão seu.

– Benefícios do chá de hibisco para a saúde –

No Oriente Médio, há diversas tradições terapêuticas com a planta do hibisco e até compostas medicinais são feitas para diversos fins.Embora a investigação científica sobre seus efeitos ainda seja pequena, há indícios importantes evidências sobre os efeitos de seu uso. O hibisco – especificamente a flor – popularizou-se no ocidente principalmente por conter altos índices de vitamina C, minerais e antioxidantes. A quantidade de oxidantes é tão numerosa quanto do chá verde. Dá para acreditar? Vamos então saber especificamente dos benefícios?

Chá de hibisco para reduzir a pressão arterial

Pesquisas científicas sugeriram que o consumo do chá de hibisco ajudou a diminuir a pressão arterial de pacientes com pré-hipertensão e ligeiramente hipertensos, sem tomar medicação para esse fim. Os pacientes ingeriam apenas 3 porções de 240 ml de chá de hibisco por dia durante seis semanas, seguindo a alimentação habitual e o nível normal de atividade física. Esse estudo é da Human Nutrition Research Center on Aging da Universidade Tufts, Boston (EUA). Há outros estudos clínicos que revelam essa evidência científica.

Hibisco para controlar o colesterol

Há indícios científicos que o chá de flor de hibisco pode ajudar a diminuir o colesterol. Os pacientes tinham diabetes e foram instruídos a consumir o chá de hibisco duas vezes por dia durante um mês. Essas pessoas tiveram um efeito significativo na diminuição do nível do colesterol total e o aumento do colesterol bom (HDL). Houve um resultado significativamente bom para o perfil lipídico para pacientes com diabetes. Esse estudo é do Department of Nutrition da Universidade Shahid Sadoughi. Pesquisadores e médicos acreditam que os estudos ainda são preliminares, mas apontam algum benefício para a saúde humana.

Chá de hibisco para controlar a diabetes

Na Índia, o hibisco é usado como erva medicinal no tratamento de diabetes. Conhecimento popular que vai passando por gerações sobre a sabedoria das ervas medicinais. O conhecimento popular aplicado para cura. Há estudos na Índia preliminares sobre esse tipo de tratamento e com testes em animais. De acordo com a Universidade de Michigan, é preciso mais evidências científicas para comprovar esse efeito.

Pode ajudar a prevenir o câncer!

Os antioxidantes tem sido associados na prevenção do câncer, na eliminação dos radicais livres. Esse chá tem os mesmos tipos de antioxidantes da blueberry. Alimentos com antioxidantes associados com alimentação saudável, privilegiando alimentos frescos, sem muitos alimentos processados e industrializados são indicativos que podem ajudar na prevenção do câncer. Os alimentos processados devem ser cada vez menos consumidos!

Chá de hibisco para emagrecer

É fácil preparar! | Imagem: thrivemarket.com

Chá de hibisco para emagrecer

O uso popular medicinal do hibisco, especial no Oriente, já fazia uso desse tipo de infusão para esse fim. O hibisco pode contribuir para a regulação metabólica e para proteção do fígado foi o que sugeriu uma pesquisa científica. Redução do peso corporal, do IMC (índice de massa corpórea), e da relação cintura-quadril foram notados entre os pacientes. Tudo por causa dos polifenóis, de acordo com o estudo da Universidade Médica de Chung-Shan em Taiwan. Muitos médicos afirmam que é preciso mais estudos para resultados mais seguros.

Outros benefícios do uso do hibisco do ponto de vista popular

A sabedoria popular tem feito uso do hibisco para outras diversas finalidades que ainda carecem de comprovações científicas. Aliviar tosse seca, ajudar nos “ataques” da vesícula biliar, melhorar a digestão, diminuir a retenção de líquido (por ser diurético), liberar toxinas do corpo são alguns usos.

Como fazer chá de hibisco?

O correto é fazer uma infusão. Leve a água para ferver. Quando começar a levantar fervura (formar aquelas bolinhas da água fervente), desligue. Jogue o hibisco e tampe por cerca de cinco minutos. Já está pronto pra beber! A medida é para cada xícara (250 ml de água), colocar 1-2 colheres (cerca de 3-6 gramas) de chá da flor do hibisco. Ou, então, a medida de 1 litro de água para 2 colheres de sopa da flor de hibisco. Preste atenção no nome científico Hibiscus sabdariffa, que é a espécie boa para a saúde! O preparo é sempre muito relativo. Há pessoas que gostam do gosto do hibisco mais acentuado, outras mais suave.

O ideal de chá é tomar sem adoçar com nada. Assim, o paladar nota com mais clareza o sabor da flor. Se não conseguir, tente procurar formas saudáveis de adoçar, que não seja o açúcar branco. Para uma vida saudável, é preciso diminuir o açúcar na alimentação!

Quanto tomar, vai depender muito das necessidades da pessoa. Em um dos estudos citados acima, por exemplo, os pacientes bebiam 3 xícaras por dia. O melhor mesmo é procurar um especialista fitoterápico para indicar a melhor quantidade de ingestão. Há muitos médicos e nutricionistas que trabalham com essa linha. Os alimentos como cura!

A flor de hibisco pode ser encontrada em lojas de saúde alternativa, de chá e/ou de produtos naturais. O poder das plantas é milenar e a revolução do chá está dominando o mundo!

Antes de consumir o chá de hibisco, consulte o seu médico, especialmente quem possui alguma condição patológica ou toma qualquer remédio! Lembre-se que ervas medicinais também são remédios.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)