O chá verde está na moda! Sites, revistas, jornais tem divulgado esse chazinho, mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas. Vários de seus benefícios já foram comprovados em diversas pesquisas científicas, mas algumas dúvidas ainda pairam. O que é esse chá? Como fazer o chá verde? Quais os benefícios do chá verde? O que fez essa bebida ter tanta repercussão? O que existe nesse chá que não tem em outros? Vamos descobrir um pouco sobre esse chá?

O chá verde é uma poderosa bebida milenar derivada das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis. Segundo o site University Maryland Medical Center, evidências arqueológicas e botânicas sugerem que as pessoas consumiam as folhas desse chá em água fervente até 500.000 anos atrás. A China e a Índia foram os primeiros países a cultivar o chá. Na atualidade, pessoas em todo mundo consomem o chá verde.

A Camellia sinensis é rica em diversos nutrientes – vitaminas (A, B1, B2 e K) e sais minerais (especialmente manganês e potássio), que auxiliam na saúde. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção do açúcar no sangue, inibem a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos) e contribui para a melhoria da digestão. O chá verde possui um alto teor de polifenóis, que são substâncias com propriedades antioxidantes poderosas. Há quem diga que o efeito antioxidante dos polifenóis no chá verde é maior que da vitamina C.

Chá branco, chá vermelho e chá preto são da mesma família do chá verde (sinensis). Cada um tem sua propriedade específica. O chá verde é preparado a partir de folhas não fermentadas. As suas folhas são secas logo que a colheita é feita. Passam por um processo de aquecimento para evitar a oxidação. Com isso, preserva-se grande parte das características da planta. Seu sabor é um pouco amargo. Você pode encontrar esse chá de folhas secas em forma de cápsulas, extratos de chá, extratos líquidos (em lata, em caixa de suco), dentre outros.

A sabedoria dos povos antigos já mostrava que beber o chá verde era bom para a saúde. Que plantinha mágica!

Os dados acima são meramente informativos. Esses não proporcionam orientação médica. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substituem a orientação de um profissional da área da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico.


QUER SABER MAIS SOBRE CHÁ VERDE? ACESSE:

* Benefícios do Chá Verde

* Como preparar o chá verde corretamente?

Um comentário para “Chá Verde”

  1. Suzene

    Amei esse cha

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Chá branco: rico em antioxidantes e mais saúde para o corpo
  2.  7 benefícios do chá branco
  3.  O que é alimento termogênico ou queimador de gordura?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)