Ter chulé pode ser algo muito constrangedor. Quem nunca sofreu com esse odor, que atire a primeira pedra! Chulé é sinônimo de mau cheiro. Afinal, o que é chulé? O que causa esse mau cheiro? É normal ter chulé? O que se sabe é que todos nós podemos estar suscetíveis ao chulé.

O chulé é aquele cheirinho ruim que dá em vários pés. O nome técnico do chulé é bromidrose. A principal causa desse tipo de odor é o suor, mas não o suor puramente. O suor cria um ambiente favorável às bactérias. O ambiente úmido dos sapatos, por exemplo, auxilia a formação dessas bactérias.

Segundo o Discovery Fit and Health:

“Milhares de glândulas sudoríparas na sola dos pés produzem suor composto de água, cloreto de sódio, gordura, minerais e ácidos diversos que são os produtos finais do metabolismo do seu corpo. Na presença de certas bactérias (ou seja, aquelas encontradas em locais escuros, sapatos úmido), estas secreções cheias de suor quebram, gerando o mau cheiro (…).”

Pés bonitos

Nem todo mundo que tem pés suados, tem chulé. Fato. Todavia, é certo que existe uma probabilidade enorme em quem transpira os pezinhos ter esse odor característico. Não vem com aquele mito da beleza que só homem possui chulé. Homens e mulheres podem possuir chulé.

Existem alguns casos que determinadas pessoas podem produzir suor de forma desordenada, fora do que é considerado normal (problemas nas glândulas sudoríparas). Nesse caso, é preciso ir ao médico.

A maioria dos casos de chulé ocorre por conta de certos hábitos que estimulam a produção de suor nos pés.

Tem chulé? Saiba como acabar com o chulé, sem mistérios.

Compartilhe conosco o que você pensa sobre esse assunto? Já passou algum momento de vergonha por conta do chulé? Tem chulé? Conte-me nos comentários.

Imagens:
Caravaggio [Wikimmedia Commons]

Um comentário para “Chulé”

  1. Cesar

    Eu não vejo problemas em mulher com chulé desde que não seja exagerado. Quando a mulher tira os sapatos e está com um pouco de chulé e aquelas marquinhas do sapato usado eu fico muito excitado. Doido pra cheirar.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Como acabar com o chulé?
  2.  Receitas caseiras para combater o chulé
  3.  SPFW: sapatos da primavera verão 2012
  4.  Lançamentos 2012 da Phebo, mais produtos, mais aromas

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)