Hoje em dia, as pessoas estão usando mais o celular para tirar fotos que a própria câmera fotográfica.

E, sem falar que compartilhar fotos nas redes sociais tornou-se uma verdadeira mania. Há redes sociais exclusivas de imagens, como, por exemplo, o Instagram.

A fotografia do smartphone tem sido algo tão poderoso na atualidade que muitos jornais, revistas estão usando esse tipo de fotografia para algumas publicações.

Nem sempre os resultados das fotos tiradas via celular são satisfatórias. É possível ter um melhor aproveitamento da sua câmera do smartphone!

O post de hoje traz 10 dicas para tirar boas fotos com o celular! Explore o seu aparelho!

Dicas para fazer boas fotos pelo celular

1. Configuração de alta qualidade. Resolução máxima para melhores detalhes das suas fotos. Configure a melhor capacidade que o seu aparelho oferece.

2. Observe o ângulo. Não é só mirar e sair tirando a foto! Coloque a câmera no nível do seu olho e observe a paisagem, a composição. O ângulo influencia totalmente na imagem. Você pode encontrar um melhor plano e, até mesmo, um “olhar” menos óbvio para a imagem. Que tal?

3. Limpe a lente da câmera. Não é difícil encostar na lente do celular. O resultado é uma foto embaçada. Uma simples limpeza na lente pode oferecer uma melhor fotografia. Há smartphones que são projetados para proteger a lente, mas nem todos são assim.

Fotografia digital pelo celularMalas vintage | Foto: @choivale (Instagram)

4. Focar é preciso! Em alguns casos, fotos desfocadas podem até ser legais, mas, dificilmente. A nitidez da imagem depende boa parte do foco. Dê tempo para que o seu smartphone obtenha o foco, focalize com um pouco mais de precisão. Afaste-se, aproxime-se, teste até obter o melhor foco. A maioria das fotos desfocadas são horríveis, especialmente quando há pessoas.

5. Considere a luz. A luz pode ser ótima ou atrapalhar a fotografia. Evite a luz solar direta na lente. Apontar a lente do smartphone para o sol pode produzir péssimas imagens. O segredo é testar…

6. Aproveite o tamanho do smartphone. A vantagem desse tipo de aparelho é tornar fácil obter vários tipos de posição em uma mesma paisagem. Tire proveito disso! Mexa-se, observe, teste as possibilidades da composição da imagem!

7. Para fotos noturnas, estabilize o smartphone. Geralmente, fotos noturnas ficam borradas. O obturador precisa de mais luz e um tempo maior para capturar a imagem. Segure o seu aparelho com as duas mãos, firme os braços contra o corpo. Ou, então, se possível, posicione-o em uma superfície dura. O mercado também oferece mini tripé para celular. É prático de carregar e pode ajudar com fotos noturnas.

Como tirar foto do celularFotografia de smartphone | Foto: @adhie_macro620 (Instagram)

8. Para macro e close-up, focalize no objeto. O trabalho de profundidade de câmera é limitado. Aproxime o smartphone o máximo possível do objeto. No caso de pessoas, preencha o espaço da tela do seu telefone, movendo para mais perto. Não esqueça de focar bem no “objeto”. Quem gosta muito de foto macro, há pequenas lentes para smartphones disponíveis no mercado.

9. Programas de edição de foto. O mercado oferece uma série de apps de fotografia, dos mais complexos aos mais simples. É possível colocar borda, moldura, filtros… Há apps gratuitos e pagos. Alguns apps: Pixlr-o-matic, Shape’d (molduras), Lumié, Handy Photo, Photo Wonder, Camera+…. e muitos outros.

10. Treine muito. Com prática e experiência, as fotos ficam cada vez melhores. Tire bastante foto! Só não deixe de socializar, aproveitar os melhores momentos de sua vida para “mexer” no celular.

Há muito “foto entusiastas” de celular. Explorar as possibilidades da fotografia via smartphone pode ser algo muito divertido e desafiador.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)