Para muitas pessoas, os óculos de sol possuem finalidade exclusivamente estética.

O que muita gente não sabe é que são indispensáveis para a saúde.

Doenças oculares podem ser provocadas por causa da exposição excessiva ao sol.

Os óculos de sol protegem os olhos dos raios UV, de possíveis detritos que podem entrar nos olhos (inseto, poeira) e contribuem para reduzir a tensão ocular quando expostos na luz.

O site MULHER DIGITAL já mostrou que existem muitos motivos para usar óculos de sol.

Mais importante que comprar um modelo que ajusta ao seu estilo, é escolher óculos que possam, realmente, contribuir com a saúde dos olhos.

O site MULHER DIGITAL traz algumas dicas para escolher o óculos de sol.

Qual é o melhor óculos de sol||Foto:signevilstrup.dk via Favim.com||

  • Proteção UV é essencial. Isso evita danos aos olhos. Compre em locais confiáveis e aqueles com selo adesivo fixado aos óculos. Compre com, no mínimo, 90% de proteção (não há um consenso sobre isso). É um filtro que é colocado nas lentes (camada transparente) No Brasil falta uma regulamentação clara e precisa sobre esse aspecto. Dê preferência aos óculos com selo do Inmetro.
  • Material das lentes. O material tem a ver muito com a resistência. O mais comum é encontrar no mercado de policarbonato. Elas servem, mas não são tão resistentes quanto as de poliuretano de NXT (que é também muito mais caro).
  • Lente esférica ou asférica? Vários sites/resportagens recomendam lentes asféricas. Isso está errado! Cada caso é um caso. Não pode é distorcer a imagem. De acordo com o livro “Olhar Atento“, pessoas com determinados problemas de visão deverão escolher lentes que atendam as suas necessidades. Não há uma regra geral, nesse quesito. A melhor opção é que, durante a consulta com o oftamologista, esse aspecto da escolha seja esclarecido.
  • Cores das lentes. Cinza / marrom são as cores com excelente proteção UV, reduz o brilho e diminui a fadiga ocular. Essas são recomendadas para prática de esportes e para a neve, praia. A melhor opção para as condições brasileiras. São as cores preferidas das pessoas. Os especialistas indicam não escolher aquelas “escuronas”. Já as coloridas (rosa, amarela, azul) também possuem outras funções específicas.
  • Lentes polarizadas. Importante para quem realiza algum tipo de esporte (do tipo ciclismo, corrida, esportes aquáticos). A lente polarizada bloqueia o brilho e a luz de superfícies planas. Com isso, ela oferece uma boa visão periférica e permite que as imperfeições de uma superfície plana sejam visualizadas melhor, de acordo com o livro “Olhar Atento”. Não é um item obrigatório, mas pode ser um plus. Depende muito do tipo de uso.
  • Neve? Não é frescura, é necessidade. Quem vai para esse tipo de lugar deve optar por óculos escuros com proteção lateral.
  • A moda é o seu jeito. Óculos escuros devem combinar com o seu rosto, não ser pesada e não provocar incômodo. Aqueles que se “encaixam” melhor com você é a sua moda!

Infelizmente, comprar óculos escuros no Brasil não é fácil com essa falta de regulamentação. Em muitos casos, as próprias lojas não conseguem fornecer informações adequadas aos consumidores.

Por isso, consultar o oftamologista pode ser fundamental e ajudar muito. Sem falar que esse profissional possui equipamentos adequados para avaliar os óculos.

2 comentários para “Como escolher óculos de sol?”

  1. Telma Queiroz

    Muito legal as dicas do MULHER DIGITAL, informação é tudo!

    Responder
  2. Graziele

    Adorei pois sou vendedora da marca chilli beans e estou precisando muito de ajuda para vender!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)