Cartão de crédito é algo muito fácil de se obter.

E usá-lo de maneira responsável pode ser um grande desafio para muitos.

Os dados mostram que o nível de inadimplência vinculado ao uso do cartão de crédito é preocupante no Brasil. Muita gente que não consegue pagar a fatura, dá o calote e contrai uma dívida que se torna uma verdadeira “bola de neve”.

Tudo isso quase sempre acontece devido ao mau uso do cartão de crédito.

O post de hoje vai trazer os erros no uso do cartão de crédito que devem ser evitados.

Como usar cartão de crédito

  1. Pagar o mínimo. Pode parecer óbvio para alguns. Quando você paga o valor mínimo, você está, de alguma maneira, financiando o valor total e real da sua fatura. Por isso, jamais pague o mínimo da fatura. Pague o custo total da fatura.
  2. Perder a data de vencimento. Isso indica falta de organização financeira. Todo atraso de contas gera cobranças de taxas de juro que pode atrapalhar a sua saúde financeira. É algo um gasto que você não precisa ter. Use uma agenda. O Google Calendar funciona bem para organizar lembretes e tarefas. Há vários apps no mercado que também pode ajudar a você não se esquecer dos seus compromissos financeiros!
  3. Não conferir o histórico da fatura. As operadoras de cartão de crédito erram cobranças com frequência. E o pior é que muita gente paga a fatura sem conferir todas as compras. Confira cada valor cobrado na sua fatura!
  4. Ter cartão de créditos quando se tem outras dívidas. Ter uma dívida indica problema com o controle financeiro. Para pagar as dívidas, é preciso ter mais controle dos gastos e, principalmente, evitar compras dispensáveis. O próprio mercado instiga ao comportamento financeiro descontrolado, com pagamento com cartão de crédito. Para quem está com dívidas, é preciso repensar a forma de pagar. O cartão pode ser uma maneira fácil de entrar em outras dívidas.
  5. Comprar com cartão para se sentir melhor. Ninguém deve usar as compras para resolver problemas emocionais. Pagar com cartão de crédito pode tornar tudo pior porque dá uma falsa sensação de que se pode comprar tudo. Há um grande risco de gastar demais ou comprar “coisas desnecessárias”. Imagine não ter saldo para cobrir o cartão de crédito? Use outras formas de resolver esses dilemas da angústia, como caminhada, yoga ou qualquer outra coisa que consiga lhe relaxar.

E você? Tem alguma dica sobre o uso do cartão de crédito? Compartilhe as suas ideias nos comentários!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)