A gastronomia é uma forma de entrar em contato com outras culturas por meio do sentido paladar. Experimentar outros sabores, temperos e aromas que, muitas vezes, é bem diferente daquilo que é produzido no nosso próprio país (em termos de gastronomia). Gastronomia e culinária é viajar…

Com tantos festivais gastronômicos acontecendo por todo o Brasil, podemos nos deparar com algum prato do menu que não conhecemos. Ou, então, você é convidado para um jantar na casa de alguém e acha estranho o nome de alguma sobremesa. Panacota (panacotta). Conhece? A panacota é uma sobremesa tradicionalmente italiana, de Piemonte. Também chamada de pudim italiano. Uma sobremesa gourmet para impressionar o paladar mais exigente.

No italiano é panna cotta. Uma sobremesa que possui a textura similar a do nosso pudim Pode ser aromatizada com baunilha. Geralmente, a panacota é acompanhada de caldas de frutas, ou calda de chocolate, ou caramelo. Servida em taças, copos de sobremesa ou pode ser enformada como o pudim. Panacota é uma sobremesa sofisticada, delicada e saborosa. Um “manjar dos deuses”, como dizem.

Gastronomia: panacota (sobremesa italiana)

Não se engane! A panacota não é o nosso pudim. O que cria o creme e “armação” dessa sobremesa é a gelatina. Não leva ovo e não vai em banho-maria como o nosso pudim. A chave da receita de panacota é o creme obtido com a adição de gelatina.

Receita de Panacota

  • Ingredientes:

2 xícaras de creme de leite
1 xícara de leite
½ xícara de açúcar refinado
½ pacote de gelatina sem sabor
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

  • Modo de Preparo:

Primeiramente, hidrate a gelatina. Em seguida, coloque o creme de leite e o açúcar em fogo baixo até ferver. Adicione a gelatina e mexa até seja totalmente dissolvida, se transforme em um creme homogêneo e engrosse. Por fim, acrescente a essência! Está pronta para ser atacada!

Uma sobremesa para comer de joelhos!

Imagem:
Yoppy (Wikimedia Commons)

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)