O que e barriga de aluguel? É legal?
A barriga de aluguel acontece quando outra mulher carrega e dá à luz um bebê para o casal que quer ter um filho. Nosso artigo vai tratar o tema em detalhes, mas recomendamos que você procure aconselhamento jurídico antes de prosseguir com esta opção, para evitar problemas legais.
Barriga de aluguel: como funciona?
A barriga de aluguel pode ser apropriada se você tem uma condição médica que torna impossível ou perigoso engravidar e dar à luz. Os tipos de condições médicas que podem atrapalhar sua gravidez incluem ausência ou malformação do útero, abortos recorrentes, falhas repetidas de fertilização in vitro
Leia também
A barriga de aluguel implica na implantação em uma outra mulher de um embrião usando os óvulos e o esperma dos pais pretendidos, um óvulo doado fertilizado com esperma do pai pretendido, um embrião criado com óvulos e esperma de doadores e esperma. A barriga de aluguel também pode envolver o esperma do pai pretendido e um óvulo substituto, quando é feita a inseminação artificial ou inseminação intrauterina.
É bastante difícil determinar uma taxa de sucesso para a barriga de aluguel pois muitos fatores são relevantes, incluindo a capacidade da barriga de aluguel engravidar, a idade do doador do óvulo, o sucesso de procedimentos de inseminação artificial, a qualidade do gameta fornecido pelo casal que está alugando a barriga.

A barriga de aluguel é uma maneira pela qual casais inférteis podem ter uma criança. (Foto: www.surrogatemothers.com)
Quais são os riscos da barriga de aluguel?
Os riscos associados à barriga de aluguel dependem do tipo realizada. Geralmente, os riscos associados com a maternidade completa são semelhantes aos da fertilização in vitro. Existe também o risco de transferir o HIV e a hepatite, e, portanto, é recomendável o exame completo de todos os envolvidos na maternidade. Se um doador registrado em uma clínica licenciada for usado, o doador será automaticamente selecionado.
Barriga de aluguel: legislação
A barriga de aluguel envolve questões legais complicadas e recomendamos que você procure o conselho legal antes de tomar qualquer decisão. É recomendado receber aconselhamento antes de iniciar o processo de barriga de aluguel para ajudá-lo a pensar sobre todas as questões envolvidas.
Na legislação brasileira, a barriga de aluguel, também chamada de gestação de substituição, exige que haja um grau de parentesco de até 2º grau entre os pais e a pessoa que está “alugando” a barriga. A barriga de aluguel, no país, só pode ocorrer se há um problema médico que impeça ou contraindique a gestação pelo casal, em processo que deve ser acompanhado por uma clínica de reprodução assistida. Exceções à regra, como casais homossexuais que querem ter filhos, devem ser tratadas judicialmente e só podem ocorrer com autorização do Conselho Regional de Medicina. A avaliação psicológica também é uma obrigação dos envolvidos, para garantir que todos se sentem bem com o arranjo estabelecido.
Barriga de aluguel no exterior
Muitos dos que procuram uma barriga de aluguel viajam para o exterior para procurar esses serviços em países que estabeleceram uma legislação sólida sobre o assunto. No entanto, se você está pensando em viajar para o exterior para o tratamento, é aconselhável realizar pesquisas aprofundadas, principalmente sobre as questões legais e os custos envolvidos.
Onde você deve começar para conseguir a barriga de aluguel?
Uma vez que você tenha decidido, em consulta com seu especialista em fertilidade que a barriga de aluguel é o arranjo certo para suas circunstâncias, você deve encontrar a barriga de aluguel. As clínicas de fertilidade não têm permissão para encontrar uma mãe por você. Você deve conversar com parentes ou buscar no exterior para conseguir o sucesso na gravidez e poder realizar o sonho de ser mãe.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas! Estamos aqui para ajudar!
Veja também

Retorno ao trabalho após licença maternidade, como adaptar?

Casal dormir em quartos separados é saudável?

Dicas de moda para disfarçar a barriga para as mulheres

Barriga de Fora no Trabalho – Pode?