O quarto é a parte da casa mais aconchegante.

Um lugar íntimo e especial que usamos para relaxar, descansar, dormir…

O design do quarto deve ser capaz de transmitir essa comunicação, esse propósito.

O quarto perfeito é aquele que você consegue se sentir bem, descansar e que transmite esse sentido de acolhimento.

Não é preciso ser um designer e todo o dinheiro do mundo para criar um quarto lindo e agradável! Com algumas dicas de decoração, é possível planejar o quarto dos sonhos! O post de hoje traz algumas dicas básicas de decoração para montar o quarto!

1. A cama certa

Certamente, a cama é o principal objeto do quarto! Muitos vendedores de móveis relatam que um dos principais erros das pessoas é comprar cama com a medida errada. Gente que compra uma cama grande demais para o tamanho do quarto ou, então, muito pequena para o tamanho do quarto. Verifique as medidas do seu quarto antes de sair para as compras! Já imagine a posição da cama no quarto.

Outro aspecto importante é o design do móvel. Qual é o estilo que está planejando para o seu quarto? A sua cama precisa combinar com o estilo do quarto e com os outros móveis. Não esqueça da cabeceira. Se o quarto for pequeno, é interessante pensar em uma cama com um design mais funcional. Que tal uma cama com gavetas?

E, não esqueça do colchão! Algo confortável e ergonômico para proporcionar bons sonos. Estude com calma as possibilidades do mercado.

Decoração de interior - como escolher a cama certa

2. Cores das paredes para um quarto de dormir

As cores devem estabelecer uma comunicação com a função desse cômodo na casa e com a personalidade de quem dorme nele. O quarto é um lugar para dormir, relaxar. Não use cor muito brilhante e com a tonalidade intensa. As cores nos provocam reações. As cores neutras, cores quentes, cores terrosas e cores pastel são as mais indicadas (embora não seja regra). Crie um ambiente tranquilo.

E, não se esqueça que a cor escolhida precisa combinar com o mobiliário. Na dúvida, opte por uma cor neutra. Inclusive, de acordo com a escolha da cor, é possível criar uma ilusão de quarto maior.

O papel de parede é outra opção para decorar a parede. Não é uma opção econômica, mas ajuda a valorizar o quarto. Há inúmeras opções com diferenciadas estampas, texturas…

Decoração do quarto - como escolher a cor da parede do quarto

3. Mobiliário para organizar

É indispensável considerar onde os pertences, roupas e outros objetos serão guardados. Ter lugares para guardar tudo é o que mantém o quarto organizado. Cada pessoa possui uma necessidade diferente para o mobiliário. O que você precisa? Um guarda-roupa? Criado mudo? Nichos? Prateleiras? Penteadeira para maquiagem? O planejamento dos móveis pode contribuir para economizar espaço no quarto. Avalie as suas necessidades e o seu espaço!

Não esqueça que você precisa de mobiliário, mas também tem que se movimentar dentro do quarto. Tudo isso deve ser definido para cada tamanho, tipo de quarto. A maioria dos quartos de hoje é pequeno e só cabe cama + guarda roupa + criado. Mesmo assim, é possível ter um quarto lindo e organizado!

Dicas de decoração de quarto - organização do quarto - guarda-roupa

 4. Iluminação

A iluminação do quarto pode torná-lo ainda mais aconchegante. Um apagador perto da cama pode ser algo interessante. Abajur do lado da cama pode ser útil para quem possui costume de ler. A distribuição e tipo de luz torna o cômodo mais relaxante. O aconselhável é verificar a iluminância de interiores, de acordo com a ABNT.

Dicas básicas de decoração de quarto - iluminação do quarto

5. Janela e cortina

O quarto precisa oferecer privacidade e favorecer o sono. Há revestimentos de janela específicos que ajuda garantir a privacidade de quem está do lado de dentro. O que combina com o estilo do seu quarto? Persianas? Cortinas? É algo que você vai ter que escolher. As cores neutras são mais propensas a se misturar com a cor do quarto. Mas, você também pode criar contraste. Por exemplo, um quarto claro com uma cortina escura.

Dicas de decoração para montar o quarto - cortina e janela

Não esqueça de verificar as dimensões corretas. O mercado oferece uma infinidade de tecidos e, inclusive, materiais específicos para bloquear a luz.

Acesse também: Decoração com porta-revista

E, então? Gostou dessas dicas de decoração para quarto? Possui alguma dica adicional? Deixe nos comentários!

2 comentários para “Dicas básicas de decoração para montar o quarto”

  1. Consuelo

    Amei tudo! Estou urgentemente necessitando mudar tudo aqui, durmo em um quarto muito pequeno. Tenho muitas dúvidas: o que deixo, o que tiro.
    Valeu! Vou seguir a dica!

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Consuelo,

      Que bom que você gostou. Essas dicas são especialmente bacanas porque se aplicam a todos os tamanhos de espaço. Não é o máximo?

      Equipe MULHER DIGITAL.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)