A depressão afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É muito mais que um estado de tristeza, é um transtorno mental que merece atenção, cuidado e respeito.

Pode ser causada por uma situação ou acontecimento na vida ou, até mesmo, sem uma causa aparente. Tristeza profunda, sentimentos ruins e pensamentos negativos fazem parte da vida da pessoa depressiva.

Vencer a depressão é uma tarefa árdua. E, na maior parte das vezes, o tratamento psicológico e os medicamentos são necessários. Mas, algumas “atitudes naturais” podem ajudar a combater a depressão! Dicas para tratar a depressão de maneira natural!

1#: Fazer exercício físico

Existe aquela máxima que “o exercício é bom para o corpo e para a mente”. E, é verdade. Pesquisas (uma delas realizada por Penny McCullagh) já comprovaram que a atividade física é benéfica tanto imediato quanto a longo prazo, igualmente eficaz para ambos os sexos, categorias de idades. Mantenha uma atividade regular na sua vida. Quem sabe atividade ao ar livre? E, nos fins de semana, caminhadas junto à natureza? O exercício pode fazer um bem enorme.

Tratamentos depressão

2#: Comida boa para o cérebro

Alimentação equilibrada é mais importante que você pensa. Evite embutidos. Coma os alimentos frescos.Há indícios que a falta de algumas vitaminas e mineiras pode favorecer a depressão. O açúcar em excesso é outro vilão. Por isso, coma açúcar com moderação. Comer muito açúcar e alimentos de farinha branca pode fazer com que tenha picos de glicose elevados no sangue, que pode acentuar os transtornos de humor e a inflamação crônica. Sem falar que para algumas pessoas, há uma tendência em comer mais quando se está nesse estado emocional, o que pode favorecer um ganho excessivo de peso e uma relação de se sentir mal consigo mesma.

3#: Banho de sol faz bem

Há uma relação com baixos níveis de vitamina D e transtornos de humor, depressão. Por isso, tome um banho de sol, sempre que possível, com proteção solar! Um dia lindo ensolarado também vai deixar você mais feliz!

4#: Durma bem

Ter uma rotina de acordar e de dormir é importante para quem possui depressão. Há indícios que perturbações no sono pode influenciar o humor. Começar bem o dia faz toda a diferença para qualquer um!

5#: Evite álcool

O álcool não “afoga as mágoas”, ele leva você para o lado mais obscuro. Há uma forte conexão entre o álcool e a depressão grave. Sem falar que o uso de álcool faz com que os antidepressivos sejam menos eficazes. Uma quantidade pequena torna a pessoa propensa à ficar no estado deprê e pior: ter comportamentos impulsivos que pode se arrepender depois.

6#: Tente algo novo na vida

Faça algo diferente na sua vida. Aprenda algo novo. Conheça pessoas. Que tal uma aula de dança? Um curso de línguas? Um curso de maquiagem? Ou, quem sabe fazer parte de algum projeto social na sua cidade? Fazer o bem pode ajudar a si próprio.

7#: Compartilhe amor!

Não há dúvidas que a depressão dificulta os relacionamentos. Pessoas deprimidas, muitas vezes, não possuem vontade de se comunicar, de se relacionar. Recuperar-se da depressão requer agir. Compartilhe amor! Os “relacionamentos de apoio” são importantes. Converse com a família e os amigos. Conviva com pessoas positivas. Mantenha o convívio social, mesmo que não esteja confortável com isso. Pode ajudar também fazer um trabalho voluntário, estar com outras pessoas, compartilhando um pouco do seu carinho por meio da caridade. Compartilhar bons sentimentos traz muita positividade na vida! Observe, especialmente, aquelas pessoas ao seu redor que sempre conseguem ver o lado positivo da vida. Tudo isso contribui para se ter persistência em períodos de dificuldades.

A depressão é algo sério e quem sofre com isso precisa ser acompanhado por um especialista.

Você já teve depressão? Conviveu com alguém que teve? Deixe uma dica que possa ajudar!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)