O teor de gordura de todo o leite normal (integral/gordo/normal) é elevado. Em cada 100g há, em média, 3.9g de gorduras, dos quais 2,5g são saturadas. Uma alta ingestão de gorduras saturadas pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue, levando a obstrução das artérias e um aumento do risco de doença cardíaca. O leite integral é considerado uma opção interessante para crianças, adolescentes que estão em fase de crescimento e não possuem nenhum problema com sobrepeso e/ou obesidade. Ou, ainda, àquelas pessoas, de qualquer idade que não se beneficiam do tecido adiposo.

Influência do sabor do leite na sua receita de cupcake

O leite normal dará um gosto mais forte para sua receita de cupcake. Ele vai ter uma liga mais macia, com um gostinho pronunciado de gordura. (Foto: divulgação)

Leite desnatado e semidesnatado

O leite semi-desnatado ou leite em pó desnatado possui uma quantidade menor de gorduras saturadas, colesterol e um valor calórico menor que o leite gordo (integral).

Para que o leite se torne semi-desnatado e leite desnatado toda a gordura é removida por centrifugação, o que significa que o leite é colocado em uma máquina que o gira e a gravidade separa a gordura do líquido. Após esse processo, falando, grosso modo, a gordura é adicionada de volta ao leite aos níveis que o classifica como semi-desnatado (1,7%) e desnatado (0,2%). Esse processo reduz as calorias do leite à metade, se comparado o leite normal com o leite desnatado. Há diferença de miligramas na quantidade de cálcio entre o leite integral (normal), semi-desnatado e desnatado (magro). O leite desnatado possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal (integral). Então, esqueça aquela história que o leite desnatado é ruim por ter menos cálcio.

Diferença entre leite gordo e leite magro

Agora que você sabe a diferença entre o leite normal (gordo), semi-desnatado (meio magro) e desnatado (magro) escolha a sua melhor opção e não deixe de ingeri-lo em sua alimentação. É uma ótima fonte de cálcio e de outros nutrientes importantes para o corpo. Beba leite!

Fontes:

Daily Mail

Minas Lácteos

MinhaVida

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)