É preciso saber muito mais que dicas de maquiagem para pintar o rosto lindamente. Ninguém precisa ser perito em beleza, mas é indispensável conhecer cada tipo de produto e a sua função. Um item de maquiagem que gera confusão é uso o pó facial. Pó compacto ou pó solto? Qual é melhor?

Para quê serve o pó de maquiagem?

O pó é usado na preparação da pele na maquiagem. Geralmente, a preparação da pele envolve o uso dos seguintes produtos de maquiagem: corretivo, base e pó. O uso do primer é ainda considerado opcional, e nem todos os profissionais o adotam como regra. Ele geralmente é aplicado após a base. Há aquelas pessoas que preferem não fazer uma maquiagem completa todos os dias e optam apenas por aplicar o pó para tirar o brilho da pele.

Qualquer tipo de pó facial possui as funções: acabamento da pele, tirar o brilho e definir melhor a maquiagem.

Como escolher pó de maquiagem

O pó de maquiagem é necessário para uma boa rotina completa de maquiagem. A questão do pó solto ou compacto é que tem que ser decidida com base em critérios mais objetivos. (Foto: divulgação)

Pó compacto ou o pó solto: qual é melhor?

  • Característica de cada tipo de pó facial – O pó solto possui partículas mais finas que o pó compacto. Por isso, oferece uma maquiagem mais natural. O pó compacto é um pouco mais pesado.
  • Tipo de pele – Pele seca? Pele oleosa? Pele mista? Geralmente, a pele oleosa se adapta melhor com o pó solto. E, quem tem pele seca, o pó solto pode evidenciar as linhas de expressão, rugas.
  • Manchas, acnes e espinhas no rosto – O pó compacto cobre melhor rostos que possuem essas características. Há quem faça a aplicação do pó solto e apenas o retoque de alguns pontos no rosto com o pó compacto. Já outras pessoas acreditam que cobrir o rosto todo com o pó compacto esconde mais manchinhas, acnes e afins.
  • Acabamento fosco – O pó compacto garante um acabamento fosco por mais tempo. No entanto, o pó solto translúcido também consegue garantir esse efeito mate.
  • Retoques no decorrer do dia – A aplicação do pó compacto é muito mais simples e prática. É perfeito para retoques durante o dia!
  • Só o pó no rosto – No dia a dia, muita gente prefere passar só o pó (sem o uso da base). Nesse caso, o pó compacto pode ser uma escolha mais interessante por ser mais pesado e apenas com o seu uso pode ser suficiente para esconder manchas, espinhas, dar um acabamento melhor.

O que a sua experiência diz?

A tecnologia dos cosméticos está cada vez mais avançada e a indústria da beleza tem desenvolvido produtos cada vez mais interessantes. É impossível dizer que um tipo de pó é melhor que outro, sem considerar a experiência desses produtos em cada tipo de rosto. O segredo é testar, observar. E, sem falar que, muitas vezes, para uma ocasião um tipo pode funcionar melhor que outro, como, por exemplo em uma festa que é preciso uma maquiagem mais duradoura.

A reação de cada pessoa aos produtos pode ser variada. Por isso, o mais importante é esquecer os modismos do mercado da maquiagem e ver o que funciona melhor para você! E, nem sempre um significará a oposição do outro. Muitas pessoas pode se adaptar bem com os dois tipos de pó facial – solto ou compacto. Por que não?

Qual é o tipo de pó que você usa? Qual você recomenda? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)