Quinua

A farinha de casca de maracujá já não é o mais famoso produto natural capaz de auxiliar o emagrecimento. A quinua (ou quinoa) tem sido a nova “vedete” da vez!

Curiosidades sobre a quinoa

Já fez parte de dieta de astronauta e já foi considerado alimento sagrado pelos incas. Os sábios incas notaram a importância desse alimento! A academia de Ciências dos EUA considerou a quinua o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano. Por isso, muitos a chamam de “alimento completo”, que é rica em aminoácidos, carboidratos, fibras e sais minerais. A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, flocos e farinha. Há cosméticos feitos de quinua que prometem até renovar a pele, como os da Bel Col, por exemplo.

Quinoa na dieta

Você pode usar a Quinoa para substituir o arroz, e ajudar em uma dieta para diminuir seu peso. (Foto: divulgação)

Benefícios da quinoa

Os benefícios da quinua são muitos: acelera o metabolismo, evita a produção excessiva de insulina e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser transformado em açúcar pelo sangue. Além disso, limpa as artérias do coração e combate a anemia. Há quem diga que é bom também para melhorar a memória e a imunidade.

O alimento também é considerado muito calórico! Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, coma de forma controlada! A quinua é isenta de glúten e pode ser recomendada para quem tem intolerância aos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia (doença celíaca).

Há uma grande diversidade de tipos de quinua, mas a mais conhecida é a chamada quinua real – tem grãos maiores e só cresce na Bolívia (até o momento). Há quem diga que a quinua real é considerada melhor.

Como consumir a quinoa?

A quinua em grão deve ser colocada em uma panela com água fervente e sal, deixar por quinze minutos. Proporção de duas xícaras de água para uma de quinua. Os grãos triplicarão de volume. Em seguida, peneirar e conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados ou como utilizaria grãos de trigo, fazendo quibe, por exemplo.

A quinua em flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

A quinua em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pão, macarrão, adicionadas à salada ou ao suco.

5 comentários para: “Quinua”

  • Raimundo

    Vou entrar nessa! Muito bom.

    Responder
  • Clélia

    Tomo um suplemento ÓTIMO para pele. É Feito a base de extratos de quinoa, acerola, açaí em pó e outros componentes.
    Estou adorando. Seu nome é Nutryorac e deixa a pele um luxo!

    Responder
  • Josefa

    Quero receber informações para uma alimentação saudavel mas que não engorde

    Responder
  • Evanilce R. da S. Barth

    Bom dia!

    Quero rebeber informações para uma alimentação saudavel,

    Responder
  • Flavia

    Quero rebeber informações para uma alimentação saudavel.

    Responder

Deixe um comentário