Vinhos: temperatura, como servir e como gelar

Saber degustar um vinho envolve saber tomá-lo na temperatura adequada, saber servir e saber gelar ou não… Uma preocupação muito comum de quem aprecia vinhos é com a temperatura de serviço. Mas qual a influência da temperatura no gosto do vinho? A temperatura tem grande importância na degustação de vinhos tanto no paladar como no olfato.

Temperatura do vinho

O calor permite que os componentes aromáticos se volatilizem, ou seja, que os aromas e/ou o buquê se exprimam com mais facilidade. Os aromas variam de vinho para vinho, o que faz com que a temperatura também seja diferente para cada um deles. O calor acentua a acidez, por isso, normalmente os vinhos brancos são servidos a temperaturas mais frias, exatamente para não serem muito agressivos. Quando a garrafa está fresca, a acidez se alia à fruta do vinho e o torna refrescante e agradável, característica típica dos brancos.

Leia também

O vinho sofre mais com o calor do que com o frio, por isso, é sempre observada a temperatura de serviço. A temperatura externa é um fator relevante, pois ela irá influenciar na temperatura de serviço. Se a temperatura ambiente for muito alta, é ideal baixar uns dois graus da temperatura desejada.

Temperatura para o vinho

Na temperatura certa você poderá aproveitar muito mais do sabor que o vinho tem para oferecer. (Foto: divulgação)

Temperatura ideal para servir o vinho

Temperaturas Espumantes + Espumantes doces 6-8 °C

Brancos secos leves 8-10 °C

Brancos encorpados 10-12 °C

Brancos licorosos 11-13 °C

Rosés 10-12 °C

Tintos jovens e frescos 12-15°C

Tintos encorpados 15-18°C

Vinhos fortificados secos 10-12°C

Vinhos fortificados meio secos 15-18°C

https://youtu.be/CFmjujYjOeY

Em dias quentes o vinho atinge rapidamente a temperatura ambiente, seja qual for sua temperatura inicial, portanto no calor sirva os vinhos um pouco mais frescos do que o de costume.

Como resfriar o vinho?

O balde com gelo é o meio mais rápido para refrescar o vinho. É essencial juntar água ao gelo, pois os cubos de gelo rodeados unicamente de ar não produzirão o efeito desejado, ao contrário com a água, que resfriará a garrafa rapidamente. Para passar de 20°C para 8°C é preciso contar de dez a quinze minutos em balde com gelo, já na geladeira levará em torno de uma hora e meia a duas horas para ter o mesmo resultado. E daí então, é só alegria para usar no seu jantar romântico ou evento com os amigos.

Deixe um comentário