Hidroginástica é uma forma ideal de exercício se você está procurando uma atividade de baixo impacto ou simplesmente desfrutar de passar o tempo na piscina. É também uma opção de fitness boa se você precisa limitar a quantidade de estresse ou pressão você coloca sobre o corpo. A hidroginástica é recomendada para mulheres grávidas e idosos ativos, mas não só apenas eles! Certifique-se de verificar com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de fitness novo para saber de mais benefícios e vantagens além dos que vamos listar aqui.

Sistema Cardiovascular

A hidroginástica, como outros tipos de exercícios aeróbicos, é importante para manter a boa saúde cardiovascular. Ela fortalece o coração e diminui o risco de ter um acidente vascular cerebral ou desenvolvimento de doença cardíaca coronariana. Este tipo de exercício também diminui o risco de desenvolver hipertensão, colesterol elevado e câncer. Além disso, pode ajudar a prevenir ataques cardíacos futuros, se você já teve um.

Músculos

Como uma forma de exercício aeróbico, a hidroginástica aumenta o fluxo de oxigênio e sangue para os músculos. O sangue é, então, capaz de remover mais produtos de resíduos de seus músculos. Ele usa grandes grupos musculares e proporciona um treino para a parte superior e inferior do corpo. O que a torna o exercício único em relação a outras atividades, como a caminhada, é que ela combina treinamento aeróbico e de força quando pesos de água são utilizados. Além disso, a água oferece uma resistência muito maior do que o exercício da terra, ideal para trabalhar grandes músculos com risco de lesão mínima.

Aeróbica na água

A hidroginástica não é só para pessoas mais velhas. Ela também é ideal para quem busca muito esforço físico e baixo impacto nas articulações do corpo. (Foto: www.empowernetwork.com)

 

Ossos e articulações

Já que hidroginástica é um exercício de baixo impacto, é uma boa opção se você está buscando manter suas articulações em bom estado, sem causar tensão. Combinada com o seu peso, a hidroginástica requer que seus ossos trabalhem contra a gravidade. Este tipo de atividade física constrói e mantém a massa óssea, . Além disso, a hidroginástica com pesos pode reduzir a probabilidade de sofrer fraturas ósseas. Isto é importante não só para o fortalecimento dos ossos e articulações, mas também para aumentar a sua resistência.

Fisioterapia

Se você tiver artrite ou ter sofrido uma lesão, hidroginástica pode ser um método seguro de fisioterapia. Ela pode ajudar a restaurar a flexibilidade e sua amplitude de movimento. Se você tem artrite, você verá que o exercício na água pode aliviar a rigidez e dores associadas. Participar de hidroginástica, enquanto em piscina aquecida aumenta a circulação também. O uso da terapia de calor em combinação com o exercício na água pode melhorar a sua capacidade para completar a atividade física e tarefas diárias.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)