Para tratar o cabelo crespo, é preciso conhecer as suas características. O cabelo crespo, afro ou étnico (como queira chamar) é um cabelo mais frágil e sensível, que possui textura mais fina. Sua cutícula possui espessura irregular e se quebra facilmente na parte que é mais fina e, consequentemente, deixa o córtex do fio capilar desprotegido e sujeito também à quebra. Por isso, exige um tremendo cuidado.

Cuidados com cabelos crespos

Cabelos crespos encontram dificuldade de espalhar a gordura natural ao longo dos fios, fazendo com que sua hidratação natural seja insuficiente. Assim, a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebácias pode, muitas vezes, ficar restrita ao couro cabeludo. Devido ao fato dessa “oleosidade” não se espalhar, esse tipo de cabelo tem maior facilidade a ficar sem brilho e opaco.

Cuidados com cabelos crespos

Os cabelos crespos e que recebem um bom tratamento ganham um destaque natural de beleza e muita beleza para mesma e para impressionar aos ourtros. (Foto: blackyouthproject.com)

Características dos cabelos crespos

As escamas e cutículas do cabelo crespo são mais abertas e soltas nas pontas. A luz entra no cabelo sem refletir de modo que, muitas vezes, perde o efeito brilhante. Essa falta de gordura natural ao longo dos fios faz com que esse tipo de cabelo fique bem embaraçado e seja mais sensível aos fatores climáticos (como o sol). Assim, nada que possa levar o cabelo a um maior ressecamento deve ser usado, como secador, por exemplo. Importante ao lavá-los é massagear o couro cabeludo para estimular as glândulas sebáceas e a circulação.

Produtos para cabelos crespos

O xampu, o condicionador e o creme de pentear devem ser específicos para cabelos crespos (e secos). Cada pessoa se acerta com um xampu. O segredo, como você pode ver, é hidratar! Hidratar, hidratar, hidratar! Sempre!

Após saber as características do cabelo crespos, está na hora de saber quais cuidados você deve seguir (seja homem ou mulher).

Leia mais! Acesse os outros artigos e saiba todos os segredos para cuidar dos cabelos crespos!

3 comentários para “Cabelos Crespos – Parte II – Características”

  1. Elielton

    Não entendi por que você diz que caelo crespo é mais fino frágil, o meu cabelo é bem grosso.
    Eu já tentei alisar, mas não tenho vontade de ter cabelo liso, só queria que ele ficasse macio, preservando a essencia, a raiz do emu cabelo é oleosa, as meu cabelo é seco, na raiz inclusive se tem a impressão de que é liso.

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Elielton,

      No post está escrito que o cabelo crespo é mais frágil e textura fina. Não está dizendo que a espessura é fina ou grossa. No site MULHER DIGITAL existe a receita caseira de uma máscara de tratamento natural. Dê uma espiada://www.mulherdigital.com/cabelos-crespos-mascara-de-tratamento/

      Existe uma marca no mercado muito boa também chamada “Beleza Natural” que talvez ajude no tratamento do seus cabelos. Você já ouviu falar? Os produtos foram desenvolvidos pela Zica – que possui cabelos crespos – com diversas finalidades. Esse produto é muito bom. Conheço várias pessoas que já usaram os produtos da Beleza Natural e ficaram satisfeitos. Dê uma olhada no vídeo da Zica:

      //www.mulherdigital.com/cabelos-crespos-como-lavar/

      Espero tê-lo ajudado de alguma forma.

      Beijoconas.

      Mulher Digital.

      Responder
  2. Celma

    Gostei imenso das gostaria de receber mas dicas de como tratar do meu cabelo crespo em casa…

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Cabelos Crespos – Parte I – Para Homens e Mulheres
  2.  Cabelos Crespos – Parte VI – Como Secar
  3.  Cabelos Crespos – Parte VII – Como Lavar com Zica do Beleza Natural
  4.  Cabelos Crespos – Parte III – Cuidados e Dicas
  5.  Cabelos Crespos – Parte V – Dias Úmidos

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)