A dificuldade de concentração apresenta-se como um dos grandes problemas da contemporaneidade. Nem sempre essa é uma questão patológica.

De repente, o tempo passa e tudo que precisava ser feito não está pronto. E, nessas horas, o desespero passa até a tomar conta da mente de muita gente.

Todos recebem muito conteúdo, muitas informações, muitas tarefas no cotidiano. E, ainda, há fatores específicos, como as redes sociais, as interações, que desviam toda a atenção daquilo que precisa ser feito.

O post de hoje traz 7 dicas para evitar distrações e ser mais produtivo no trabalho ou no estudo.

Como ser mais produtivo

1. Identifique o problema

O primeiro passo é investigar as causas do problema. Isso permite compreender com Redes sociais? Cansaço? Chats? Celular? Excesso de trabalho? Estresse? Acúmulo de atividades? Desmotivação? Falta de organização? Em alguns casos, a distração pode ser patológico, mas é o menos comum.

2. Liste as prioridades, planeje

Visualizar o que precisa ser feito primeiro pode ajudar muito a focar, seja no trabalho ou no estudo. Tudo isso está ligado ao planejamento. O que precisa ser feito primeiro? Quais são as “coisas” mais importantes para hoje? Planeje o seu dia, a sua semana. Crie pequenas metas, de acordo com o que precisa ser feito. Alie o seu planejamento aos prazos. Anotar pode ajudar a manter a disciplina e a se concentrar naquilo que precisa ser executado. Agenda, calendário (Google Calendar), programa de “lista de afazeres” são instrumentos para organizar a vida. Tudo isso é também uma forma de reflexão para lidar com aquilo que faz perder tempo.

3. Gerencie as distrações. Turn off!

Estabeleça um tempo e horário do dia para verificar os e-mails pessoais. Muitos especialistas aconselham verificar os e-mails pessoais apenas duas vezes ao dia – pela manhã e no fim do dia. Não entre nas redes sociais quando estiver realizando as tarefas da sua lista. Não entre em chats, facebook, twitter… Coloque o celular no silencioso quando estiver trabalhando ou estudando. Tire as notificações de aviso do seu celular. Coloque o celular no silencioso.  Entre somente no e-mail, redes sociais, chat se for por motivo de trabalho/estudo e, mesmo assim, estabeleça o tempo máximo para isso. Não atrapalhe o seu plano diário. Isso é disciplina e exige um grande esforço. É difícil, mas é possível. É claro que se você trabalha com o telefone, vai precisar fazer muitas ligações, mas tente focar no trabalho!

4. Exercício do temporizador

Muitos especialistas em produtividade sugerem usar um temporizador para marcar o tempo sem interrupções. Um exercício bastante interessante é iniciar marcando 20 minutos. Nesse tempo, tente não interromper a atividade que você tem que fazer, especialmente com redes sociais. Não é algo muito natural, mas pode evitar as “fugas de tempo”. Porque, dentro desse período, você deve focar somente na sua tarefa. Não verifique e-mails, entre em redes sociais. Depois de algum tempo, vá aumentando o tempo aos poucos. E, trabalhe com uma média de 50-60 minutos em uma mesma atividade. Tente parar para ir ao banheiro, alongar e beber água após esse período. Esse é um exercício para trabalhar a mente. Ao invés de trabalhar em uma tarefa até finaliza-la, tente fazer aos poucos, com pequenas pausas. Pode ser menos maçante e mais produtivo.

5. Ambiente favorável

Psicólogos já mostraram que a bagunça do ambiente pode aumentar as distrações. Por isso, para estudo e/ou trabalho, a mesa organizada pode fazer a diferença na produtividade. É claro que cada um possui o seu método, mas, “limpar” a mesa pode favorecer o cumprimento das tarefas diárias. Pode não ser o seu caso, mas vale pensar sobre isso.

6. Diga não!

Uma boa parte de motivo de perder tempo são tarefas desnecessárias. E há uma relação incrível com a dificuldade de dizer não. Você realmente precisa responder aquele e-mail imediatamente? Atender a ligação no seu período de trabalho/estudo? Pergunte se, realmente, você precisa se preocupar com isso?

7. Rotina saudável

Já pensou que os hábitos podem influenciar nas distrações? A rotina saudável ajuda também no trabalho. Durma o tempo recomendado. Controle o estresse. Faça pausas e alongue-se. No tempo livre, tenha lazer. Faça exercícios regulares para manter o corpo e a mente são. Acabe com a sonolência durante o dia.

E você? Possui alguma dica para melhorar o seu desempenho no trabalho ou no estudo? Compartilhe!

 

2 comentários para “Como evitar distrações e ser mais produtivo no trabalho ou no estudo”

  1. Ingrid

    Adorei as dicas, muito produtivas e importante.

    Responder
  2. Bruno

    Bom muito bom, me ajudou muito!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)