Pintar o cabelo em casa pode ser um grande desafio. Porém, não precisa ser impossível. Algumas dicas e instruções podem ajudar a garantir o sucesso da sua empreitada de pintura de cabelos caseira. Reunimos as dicas que os principais profissionais de cabelos forneceram para uma pintura perfeita de cabelos.

Pintar o cabelo sozinha não é uma boa ideia para mudanças gandes

O maior erro de quem quer pintar o cabelo sozinha em casa é pensar que você pode fazer uma grande mudança em casa. Mudanças extremas de cores podem exigir vários processos, o que é melhor deixar para um colorista de salão que saiba como avaliar os tons e minimizar os danos. Fique entre dois tons mais claros ou mais escuros da cor atual. Qualquer coisa acima disso, é melhor ir a um salão pelo menos para a primeira pintura.

Pintar o próprio cabelo significa ter margem de erro

A última coisa que você quer é ficar sem corante no meio do processo. Se o seu cabelo tiver comprimento de ombro ou mais, você pode precisar de duas caixas para cobrir toda a sua cabeça, dependendo da espessura do cabelo. E se você acabar com uma caixa de sobra, você sempre pode usá-lo na próxima vez. Compre mais de um produto para evitar ficar sem.

Teste antes de pintar os cabelos

Se você estiver experimentando um novo tom, teste-o primeiro com alguns fios aparados ou partes ocultas, e observe o resultado antes de fazer a pintura dos cabelos. Uma história de terror comum de testadores que não fizeram isso são cabelos que adotam tons indesejados, como laranja e roxo.

Como pintar o cabelo sozinha passo a passo

Agora que você está pronta para pintar os cabelos, é hora de seguir os passos certos para a pintura.

Passo 1: Cuide da roupa

Despir-se ao colorir para evitar manchar as roupas é uma ótima dica. Se esse não for o seu estilo, use uma camisa ou uma toalha velha e assim você não precisará levantar nada sobre a cabeça quando for hora de enxaguar. Você também pode colocar sacos de lixo em vez de cobrir as superfícies com toalhas ou lençóis que podem ser lavados.

Pintando os cabelos

Pintar os cabelos não é uma tarefa impossível de fazer em casa, mas é preciso de cuidados especiais para isso. (Foto: Quiet Corner)

Passo 2: Proteja sua pele com manteiga de cacau

Não há nada pior do que acabar com listras de cor na testa. Deslize um protetor labial sólido ao longo da linha do cabelo para evitar isso.

Passo 3: Pense como uma cirurgiã

Finja que você está no centro cirúrgico e distribua todas as suas ferramentas como se estivesse pronta para operar. Você não terá que parar e procurar coisas no meio do processo, o que poderia levar a acidentes (como deixar o corante por muito tempo!). Leia as instruções da caixa antes, também para se orientar. Use panos e lenços úmidos para absorver qualquer respingos de corantes assim que eles eles acontecem. Se você esperar até terminar, eles podem já ter manchado móveis, pisos, e paredes.

Passo 4: Invista em um pincel de pintura decente

Espremer o corante e espalhá-lo por todo o cabelo pode ser fácil (e divertido!), mas esse método pode ser confuso e impreciso. Em vez disso, misture a cor em uma tigela e pinte com um pincel de pintura para o acabamento mais uniforme e profissional.

Passo 5: Use uma escova de dentes para luzes

Vários testadores compartilharam um truque inteligente para resultados sutis: use um kit de tintura com dois tons mais claros do que a sua cor e pinte em luzes com uma escova de dentes limpa ou um bastão de rímel. Use com moderação perto da pele.

Passo 6: Lave os cabelos, prepare a mistura e use dois espelhos

Após lavar os cabelos como indicado na caixa, prepare a mistura para a aplicação. Colorir a parte de trás de sua cabeça pode ser complicado. Enquanto você aplica corante na frente do espelho do banheiro, segure um portátil para garantir que você não perde pontos cegos nos cabelos.

Passo 7: Comece aplicando pelo topo.

Como as raízes precisam de mais cor (e tempo de processamento), aplique o corante primeiro e, depois, penteie o restante do cabelo para distribuí-lo. Trabalhe em quatro a seis seções, como profissionais no salão, para garantir cobertura total.

Passo 8: Toca de banho e luvas

Quando todas as cores estiverem ativadas mas antes de você parar, cubra os cabelos com uma touca de banho descartável para evitar que o corante escorra e manche. Então, você pode se sentir à vontade para preparar o jantar ou assistir um filme ou seriado. Você colocou as luvas de plástico da caixa para proteger as mãos enquanto colocava a tintura, mas também precisa usá-las enquanto a lava. Tenha um novo par pronto para o caso de você não poder reutilizar as originais e ficar com as mãos manchadas

Passo 8: Evite a espuma.

Lavar o cabelo lava a cor também. Lave o cabelo colorido a cada dois dias no máximo para manter os cabelos coloridos por mais tempo. lave os cabelos como indicado na caixa para terminar o processo de pintura.

Não se esqueça dos cuidados pós-pintura!

Por fim, como passo final, vale lembrar que o uso de um shampoo, condicionador ou tratamento capilar com coloração de cor, uma vez por semana, pode revitalizar a cor do cabelo. Faça uma boa hidratação para ajudar a cuidar dos seus fios depois da pintura.

E aí, as dicas funcionaram para vocês? Como ficou a pintura? Compartilhem nos comentários os resultados!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)