O excesso de exposição sem protetor solar é o grande responsável pelo melanoma (uma forma séria de câncer) e por cerca de 80% do envelhecimento da pele.

Por que usar protetor solar no rosto?

Usar protetor solar regularmente deve ser obrigatório para qualquer pessoa. É saúde para a pele, já que ele protege a pele contra o câncer e o envelhecimento precoce. Pesquisa recente já mostrou que o protetor solar é o melhor antirrugas, quando se trata de fotoenvelhecimento. O protetor solar é um dos cosméticos mais importantes para a pele.

Como escolher o protetor solar facial adequado?

Antigamente, bastava verificar o FPS (fator de proteção solar), mas, hoje em dia há muito mais pontos para considerar quando o assunto é o filtro solar para o rosto.

Fator de proteção solar – Os dermatologistas recomendam usar acima de 30 no rosto. Cada caso é um caso. Pele muito clara e/ou sensível precisam de um FPS maior.

Amplo espectro – O protetor precisa fornecer proteção UVA e UVB.

Protetor para o tipo de pele – Quem possui pele seca ou normal não tem tantas restrições. Não é necessário usar uma formulação muito seca. Mas, quem possui pele mista ou pele oleosa precisa se preocupar com a consistência do protetor. Os mais recomendados são: oil free (livre de óleo), fluido, em gel, toque seco. Esses tipos de formulações são mais secas, mais adequadas para peles oleosas.

Pele sensível, rosácea e/ou com facilidade de irritação -. Há produtos voltados para esse tipo de público. Geralmente, contém as substâncias como o dióxido de titânio ou óxido de zinco. Quem tem pele sensível deve evitar filtro solar com álcool.

Importância de escolher o protetor solar certo

Ou você usa um filtro solar adequado, ou sua pele vai sofrer sérios problemas com o tempo. (Foto: Elle Québec)

Não exagere na quantidade de protetor solar no rosto

Um dos maiores erros sobre uso de protetor solar é não usar a quantidade correta. E o resultado é uma pele queimada e vulnerável aos efeitos negativos do sol. Normalmente, as pessoas moderam o uso do protetor para o rosto por ser mais caro. A quantidade recomendada por algumas instituições de dermatologia americana é 1/2 colher de chá para o rosto. É claro que essa quantidade pode variar, especialmente devido à textura do produto.

Não se esqueça de aplicar protetor solar no pescoço!

Quem nunca esqueceu de passar nessa parte do corpo? Geralmente, a quantidade é 1/2 colher de chá para todo o pescoço.

Aplique protetor solar antes da exposição ao sol

Quem aplica o protetor e se expõe imediatamente ao sol, está sem proteção, pois a pele não teve o tempo necessário para absorver o produto. O recomendado é passar 15-30 minutos antes de ir ao ar livre.

Reaplique o protetor solar durante o dia, e use diariamente

O recomendado é reaplicar o protetor solar a cada duas horas. E, reaplique antes desse período, se entrar na água ou suar. Uso frequente! Mesmo em dias nublados, o uso do protetor solar é recomendado, mesmo se vai dar aquela voltinha rápida pelo bairro. O protetor é para todos os dias!

Saiba mais em: Dicas sobre proteção solar

A maioria das pessoas não usa o protetor solar facial de forma correta. O uso correto ajuda a manter a pele saudável e jovem.

10 comentários para “Como usar protetor solar no rosto?”

  1. Nilma

    Adorei a matéria. É Bom sabermos como usar o protetor solar.

    Responder
  2. Rosineia

    Eu transpiro muito no rosto muito mesmo, de escorrer e não para protetor. Qual usar quando ocorre isso?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Rosineia,

      Você pode tentar o protetor solar para pele oleosa com consistência melhor para quem transpira ou usar aqueles protetores que possuem versão “esporte”. Você vai ter que testar e ver o que melhor se aplica a sua pele! Lembre-se de renovar de duas em duas horas, hein?

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  3. Cristiane

    Eu gostei muito da matéria. Agora eu tenho a certeza de quanto eu tenho que passar de protetor solar.

    Responder
  4. Benedita

    Muito importante essa matéria tirei muitas duvidas. Se eu usar dois protetores solar ao mesmo tempo no rosto, pode causar irritação na minha pele?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Benedita,

      Obrigada por seu comentário! Por qual motivo você usaria dois protetores solares? O ideal é usar somente um. Se precisa de mais proteção, use um com FPS maior. Usar dois protetores pode não ser bom porque são de marcas diferentes, princípios ativos diferentes. Use um com um FPS adequado para a sua pele que será o suficiente. Que tal?

      Equipe Mulher Digital

      Responder
  5. Raquel

    Posso usar um protetor solar facial e uma base também com protetor solar por cima, sendo os dois da mesma marca?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Raquel,

      Pode sim! Mas, não precisa. Use um protetor solar com fator de proteção alto e que tenha cor. Protetor solar com cor substitui o uso de base. O site MULHER DIGITAL escreveu sobre o uso de protetor solar com maquiagem. Veja só://www.mulherdigital.com/filtro-solar-antes-ou-depois-maquiagem/

      Uma outra coisa que muitas mulheres fazem é usar um protetor solar com fator de proteção bom para a pele e usar por cima o BB cream. O BB cream é mais leve que a base e se for para trabalho, para durante o dia pode ser uma opção bem interessante. Veja aqui mais informações://www.mulherdigital.com/usar-bb-cream/

      Espero tê-la ajudado!

      Equipe Mulher Digital.

      Responder
  6. Clésia

    Gostei muito da matéria. Se eu usar um creme para retirar manchas da pele do rosto, eu também tenho que usar um protetor solar? E se tiver que usar, devo passar antes ou depois?

    Responder
    • Equipe Mulher Digital

      Clésia,

      Normalmente, creme para retirar manchas não pode ser usado no sol ou durante o dia. Verifique a indicação do seu creme. Consulte a sua dermatologista, por gentileza! Todo cuidado é pouco quando se trata de pele do rosto.

      Equipe Mulher Digital.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)