Cirurgia plástica é coisa séria! O pior de tudo é que muitas pessoas fazem cirurgia plástica sem buscar informações sobre o assunto, sem saber nada sobre o médico que escolheram e não consultam os órgãos competentes  para ver registros/antecedentes do médico. Ou então, utilizam a intervenção cirúrgica para emagrecer de forma “fácil”. Acreditam que a cirurgia pode substituir a prática de exercícios, a escolha por uma vida saudável e a mudança dos hábitos alimentares. O que não é verdade!

Quer saber sobre cirurgia plástica? Leia algumas perguntas e respostas sobre o assunto que foram respondidas pelo famoso cirurgião Marcus Vinícius dos Santos (Clínica Paulista de Cirurgia Plástica). O médico fala sobre rejuvenescimento, plástica de mama, prótese de mama, lipoescultura e plástica de abdômen.

REJUVENESCIMENTO

Qual o melhor tratamento para rugas de expressão (pés de galinha)?
A principal indicação não é a cirurgia, e sim aplicações de botox que promoverão uma ligeira paralisia na musculatura, fazendo com que esse tipo de ruga desapareça.

Qual o tipo de tratamento para aumento de lábio?
Podemos considerar a cirurgia que aumentará o contorno dos lábios ou aplicações que darão um volume maior e um aspecto mais carnudo.

Qual o tratamento para rugas ao redor dos lábios?
Peelings químicos, assim como aplicações preenchendo as rugas que suavizam a queda dos lábios. Aplicamos substâncias de preenchimento que podem variar desde a gordura ou colágeno retirado da própria pessoa a até substâncias inertes ao organismo (bioplastic, restilane).

Qual a melhor idade para se fazer uma cirurgia de rejuvenescimento?
Normalmente uma pequena cirurgia com grandes resultados pode ser feita por volta dos 40 anos.

Qual é o tipo de cirurgia para eliminar o queixo duplo (papada)?
A lipoescultura da região retirará toda a gordura localizada e, dependendo da idade do paciente, podemos indicar o lifting inferior que eliminará o excesso de pele.

Qual o tratamento para inchaço dos olhos?
A cirurgia de pálpebras nos mostra um grande resultado, com um período rápido de recuperação, podendo após três dias em média o paciente retornar às suas atividades normais e voltar a usar maquiagem após uma semana.

Qual o tipo de anestesia usada para a cirurgia de pálpebras?
Anestesia local associada a uma leve sedação para que o paciente sinta-se mais confortável durante a cirurgia, que tem duração de uma hora.

Qual a durabilidade do resultado após um lifting (correção de flacidez em pescoço e face)?
Em média dez anos, considerando que o paciente tenha cuidados diários com sua pele.

Há necessidade de emagrecer antes de um rejuvenescimento facial?
Quanto mais próximo do peso ideal, melhor será a durabilidade desse efeito. Caso a pessoa venha a perder mais de cinco quilos após a cirurgia, observaremos o surgimento de flacidez na face.

Quanto tempo demora uma cirurgia de rejuvenescimento facial completa e qual o tipo de anestesia? Qual o período de recuperação?
Aproximadamente três horas, sendo que o paciente terá um período de internação de 12 horas. A anestesia é local, associada a uma sedação profunda e segura para que o paciente não sinta ou veja nada na cirurgia. Ele poderá retornar as suas atividades normais após uma semana e voltar a usar maquiagem após 15 dias.

Após uma cirurgia de rejuvenescimento pode-se tomar sol?
O sol desidrata e resseca muito a pele, portanto, está contra-indicado à exposição direta do rosto ao sol, pois apesar do uso de protetor solar e hidratantes, esta pele estará mais uma vez exposta a uma fator de agressão.

Quais os cuidados necessários após a cirurgia de rejuvenescimento?
Manter a pele hidratada e limpa além de drenagens linfáticas faciais aceleram a recuperação possibilitando a reintegração mais rápida do paciente a sua vida normal.

MAMA

A partir de quantos anos está indicada uma cirurgia de mamoplastia redutora?

Observamos no consultório que se torna cada vez mais frequente adolescentes com mamas grandes. Quando a paciente apresenta peso próximo ideal, a cirurgia está indicada, já que a técnica cirúrgica preservará a sensualidade e a função da mama, podendo no futuro essa jovem paciente amamentar.

Qual o tipo de anestesia usada para a cirurgia de mama?
Associada à sedação, podemos usar anestesia peridural ou anestesia local.

Qual o tempo da cirurgia e o período de internação para uma cirurgia de mama?
O tempo cirúrgico é de duas horas. O período de internação é de 12 horas, já que a recuperação é extremamente rápida.

Qual o tempo mínimo de recuperação da mamoplastia?
Depende do tipo de atividade que a paciente exerce, podendo ser de cinco dias a um mês, sempre considerando que o esforço deve ser evitado para não comprometer a cicatrização.

As cicatrizes permanecem após a cirurgia?
Qualquer cirurgia deixa cicatrizes, no entanto, na cirurgia plástica utilizamos técnicas e fios especiais assim como cuidados para que a cicatriz fique o menor possível e praticamente inaparente, podendo ser vista uma estreita linha de coloração mais clara que a pele.

Existe algum cuidado especial após a cirurgia?
Vários são os cuidados especiais, desde curativos antialérgicos que minimizarão as cicatrizes, cremes específicos e sutiã apropriado para cada tipo de mama.

O que é ginicomastia?
É o aumento do volume das mamas do homem. Pode estar relacionado com o uso de anabolizantes, com o peso (pacientes obesos) ou após emagrecimento.

Qual o tipo de tratamento indicado?
O tratamento é cirúrgico e consiste na retirada do volume (gordura mais glândula) através da lipoaspiração ou a retirada via incisão em auréola da glândula mamaria.

PRÓTESE DE MAMA

Quando deve-se colocar a prótese de mama?
Indicamos a cirurgia para jovens com cerca de 18 anos, quando o desenvolvimento completo dos caracteres sexuais secundários já se completaram e, neste caso, não houve o desenvolvimento das glândulas mamárias.

A paciente pode amamentar após a colocação da prótese de mama?
Perfeitamente, pois a prótese será colocada entre a glândula mamária e a musculatura preservando a função e a sensibilidade.

Como deve-se escolher o tamanho da prótese?
Através das medidas do corpo e a preferência da paciente poderemos chegar ao tamanho ideal.

LIPOESCULTURA

A paciente pode emagrecer com a lipoescultura?
Sim, porém o objetivo da lipoescultura não deve ser a redução de peso, mas a retirada de gorduras localizadas, devolvendo ao corpo contornos mais acentuados (cintura) e formas mais arredondadas (quadril e coxas). O grande efeito da lipoescultura é a mudança do contorno e a mudança do manequim.

Qual o tipo de anestesia e o tempo de duração para uma lipoescultura?
Anestesia peridural ou local, ambas associadas à sedação. O período de duração varia de acordo com as áreas e o volume a ser aspirado, podendo chegar a até uma hora de cirurgia.

Qual o tempo de duração e o período de recuperação?
A paciente ficará internada de 12 a 24 horas e a recuperação irá de acordo com as regiões aspiradas: culote – 1 dia, corporal completa – uma semana.

É necessário usar cinta após a cirurgia de lipoescultura?
Sim, a cinta modeladora é uma grande aliada na recuperação. O paciente se sentirá mais seguro e confortável ao se movimentar e o inchaço será menor.

Quanto tempo após a lipo o paciente pode voltar à vida normal?
Quando é realizada apenas a retirada de gordura e dependendo da área aspirada, uma semana é suficiente, liberando a paciente para a prática de atividades físicas após três semanas.

A partir de quantos anos e até que idade pode ser feita uma lipo?
Em média, a partir dos 18 anos, quando está definido o contorno corporal e a paciente já perdeu peso necessário. A lipoescultura é indicada até os 40 anos, dependendo das condições de flacidez e elasticidade da pele, bem como as áreas a serem aspiradas. Podemos citar um caso de lipo em culote feita em uma senhora de 65 anos, com excelente resultado.

Após a lipo é comum ocorrer ondulações?
Antigamente esse tipo de resultado indesejado era frequente, apesar das massagens indicadas na fase de recuperação, pois as cânulas utilizadas eram mais grossas, sendo portanto menos precisa a retirada de gordura localizada.

Após a lipoescultura, a gordura pode voltar a aparecer na mesma região?
Não, quando a lipoescultura é tecnicamente bem realizada, praticamente todo tecido gorduroso é retirado, e nesta região mesmo que a pessoa venha engordar, não voltará a acumular novamente gordura. No entanto, caso esse aumento de peso ocorra, as outras regiões não aspiradas aumentarão normalmente o volume.

Quais as técnicas usadas para a correção das nádegas?
A lipoescultura é a principal arma para aumentar o volume e arredondar as formas das nádegas, sendo que até mesmo a flacidez caso não seja acentuada, poderá ser eliminada com enxertos de gordura na parte inferior. Caso a flacidez seja grande, uma cirurgia retirará o excesso de pele. Outra cirurgia que pode ser indicada é a colocação de prótese de glúteo, aumentando o volume, corrigindo a flacidez em pacientes que não possuam gorduras localizadas e indesejadas em outras regiões do corpo.

Quais os tipos de cirurgias na região das coxas?
A lipoescultura é a principal técnica realizada para retirada de gordura na região das coxas internas que tanto incomodam a mulher ao andar. Quando a flacidez é grande deve-se tirar o excesso de pele, deixando uma linha de cicatriz na virilha.

ABDÔMEN

Qual o tipo de anestesia para uma plástica de abdômen e o período de internação?
A anestesia peridural associada à sedação e ao período de internação de 24 horas.

Quais são os cuidados após a cirurgia de abdômen?
A paciente usará uma faixa abdominal durante dois meses após a cirurgia. Isso dará ao paciente maior segurança e conforto ao se movimentar. Dependendo de alguns casos, é solicitado ao paciente caminhar ligeiramente arcado para frente afim de diminuir a tensão na linha da cicatriz. Os curativos especiais com fitas antialérgicas serão feitos durante aproximadamente um mês.

Fonte: Folha on line

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Dicas para Adiar o Envelhecimento

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)