Você provavelmente já passou pela sessão de produtos de higiene pessoal e viu aquele sabonete de higiene íntima em destaque. Mas será que usar sabonete íntimo faz mal ou pode usar sem mistérios?

Sabonete intimo neutro, controle de pH…funciona?

Apesar de todos os sabonetes e sprays afirmarem fazer coisas como reduzir odor e equilíbrio pH, os médicos geralmente acreditam que os sabonetes íntimos femininos são provavelmente ruins para você, e eles podem causar ansiedade desnecessária. Afinal, as pesquisas mostraram que apenas mulheres que tem algum problema médico e foram recomendadas de usar sabonetes íntimos pelos seus médicos é que devem usar sabonetes íntimos.

Sabonete intimo feminino não ajuda evitar infecções, e pode realmente torná-lo mais propensa a elas

Você não precisa ser super imaculadamente limpa para evitar infecções. Na verdade, o oposto é verdade. Você provavelmente já ouviu falar que sua vagina é um ecossistema equilibrado com abundância de boas bactérias para mantê-la saudável. Você não quer perturbá-las dessa boa convivência, certo?

No que diz respeito ao pH, o intervalo saudável da sua vagina é em qualquer lugar de 3,5 a 4.5 (aproximadamente o mesmo que um tomate). Suas boas bactérias estão sempre trabalhando para manter esse pH em equilíbrio, então realmente seu trabalho é apenas não interferir com isso. Quando você usa uma ducha ou outros sabonetes especiais, desodorantes, etc, você pode retirar as boas bactérias e causar um desequilíbrio. Isso pode levar a uma infecção chamada vaginose bacteriana. Embora ela possa ser facilmente curada por alguns antibióticos, falando de uma perspectiva pessoal é bastante desagradável ter esse problema.

Vale a pena usar sabonete íntimo?

O sabonete íntimo quase nunca é necessário para manter uma boa higiene das partes íntimas. (Foto: Road2Beauty6)

Sabonete íntimo é caro e não vale o preço

As mulheres gastam mais de 2 bilhões de dólares por ano em produtos de higiene feminina, o que inclui absorventes íntimos, sabonetes íntimos, sprays, pós, e muito mais. Dado que até recentemente não houve sequer uma grande quantidade de pesquisas feitas sobre como os produtos químicos nesses produtos podem afetar a saúde das mulheres, as mulheres estão jogando muito dinheiro em coisas que nem sequer podem acreditar na eficácia.

Qual o melhor sabonete intimo indicado pelos ginecologistas e outras enganações

Embora alguns produtos de higiene feminina possam aumentar o risco de vaginose, nem todos fazem isso, particularmente aqueles que não são destinados para uso interno, como géis de limpeza. O problema? Eles afirmam ajudar a manter ou apoiar um pH saudável, o que é improvável. Os bons ginecologistas vão dizer que como eles não chegam perto do interior do corpo, não há como eles poderiam terem qualquer efeito sobre o pH. Na melhor das hipóteses, você está sendo enganada, e na pior das hipóteses, você está prejudicando seu corpo.

Melhor sabonete intimo para candidíase, corrimento, e outros problemas

Quando estamos falando de problemas de saúde, o uso do sabonete íntimo toma outra conotação, importante para os cuidados íntimos da mulher. Caso o ginecologista receite, um sabonete íntimo pode ajudar no controle das infecções e doenças que podem estar complicando a vida de uma mulher. Aí uma conversa com o ginecologista vai resolver o problema com uma receita dos medicamentos corretos, bem como a forma de aplicação.

Vale a pena comprar sabonete íntimo? Você usam ou recomendamo o uso de sabonetes íntimos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)