Você sabe o que é termogênico?

Nós gastamos energia ao processar os alimentos. E, todo esse processo gera calor dentro do corpo. É preciso calorias para gerar calor e manter o corpo em funcionamento. Essa reação chama-se termogênese.

Há alguns alimentos que geram mais calor que outros. Quer exemplos? O corpo queima o dobro de calorias para quebrar alimentos integrais que alimentos processados. Proteína possui alto teor termogênico. Queima-se 30% mais calorias que o alimento possui durante a digestão.

Pode-se dizer que o corpo queima calorias de acordo com cada tipo de alimento. Diferentes alimentos exigem diferentes quantidades de energia para a digestão. E, há aqueles que estimulam a termogênese de forma mais intensa.

Estimulam o metabolismo, aumentam a temperatura corporal e executam a queima de gordura. Por isso, são chamados também de “queimadores de gordura”.

Queimadores de gordura

Uma das maiores vantagens dos alimentos termogênicos é estimular a perda de gordura sem efeitos colaterais (diferente do que ocorre com os suplementos químicos).

O uso de termogênicos pode induzir o corpo a queimar mais gordura. Muitos especialistas indicam que os chamados “queimadores de gordura” naturais só são eficientes associados com alimentação saudável e com exercícios físicos. Então, não adianta comer alimento termogênico, se a alimentação de maneira geral não é boa. Esse é um dos motivos para incluir mais fibras na alimentação.

Tudo isso contribui para aumentar o metabolismo! E, pode contribuir com o processo de emagrecimento.

Os principais alimentos que aumentam o efeito térmico no organismo são: proteína (carnes magras), chá verde, pimenta, cúrcuma, gengibre, óleo de coco, cafeína (moderadamente).

Não existe nenhum alimento milagroso. Os termogênicos pode até ajudar acelerar o metabolismo, mas não faz milagres.

Qual desses alimentos você mais gosta de usar?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)