Seu nome a faz soar como uma condição médica. Mas a celulite nada mais é do que a gordura normal sob a pele. A gordura parece irregular porque ela empurra contra o tecido conectivo, fazendo a pele acima dele franzir. Ela não é prejudicial e a maioria das mulher e até alguns homens a possuem, em algum grau. Devido ao seu impacto visual, ela é muito detestada por quem está buscando o corpo ideal.

Ter celulite não significa que você está acima do peso. Até mesmo as pessoas magras podem ter. Se você está acima do peso, no entanto, perder peso pode reduzir a celulite. A celulite é mais comum entre as mulheres, infelizmente. Se outras mulheres de sua família tem celulite, há uma boa chance de você também ter, uma vez que a genética é um dos fatores que mais influencia o aparecimento deste probleminha.

Outros fatores que influenciam a quantidade de celulite que você tem:

  • Alimentação desequilibrada;
  • Dieta da moda;
  • Metabolismo lento;
  • Falta de atividade física;
  • Alterações hormonais;
  • Desidratação;
  • Gordura corporal total;
  • Espessura e cor de sua pele;
  • Celulite tende a ser menos visível na pele com tonalidade mais escura. Se você tem pele clara e um plano para sair em um maiô ou shorts curtos, a aplicação de um auto-bronzeador pode fazer as covinhas da celulite sobre as coxas menos perceptíveis.
Celulite em mulheres

Na foto, a celulite da cantora Rihanna, que não conseguiu escapar do flagrante. (Foto: skinbeautifulblog.wordpress.com)

Tratamentos para a Celulite

Há muitos produtos e tratamentos que prometem livrar a celulite das coxas e nádegas. Mas há pouca evidência que mostra que muitos deles trabalham bem ou por muito tempo. Aqui está o que você deve saber sobre algumas das opções:

Cremes para a celulite – Esses cremes são ditos que dissolvem a gordura e suavizam a pele. Mas muitos cremes para a celulite contem aminofilina, um medicamento de prescrição aprovado para o tratamento da asma. Não há nenhuma evidência científica de que estes cremes são eficazes contra a celulite, e para algumas pessoas, podem ser prejudiciais. O seu efeito aparente sobre a celulite pode ser devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos e da água a partir do forçamento da pele, o que poderia ser perigoso para as pessoas com problemas circulatórios. A aminofilina também pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas.

Lipoaspiração – Este é um procedimento cirúrgico para remover os depósitos de gordura do corpo. A lipoaspiração, porém, remove a gordura profunda não a celulite, que é logo abaixo da pele. A lipoaspiração pode, inclusive, piorar a aparência da celulite, criando depressões maiores na pele.

Mesoterapia – É uma terapia originalmente desenvolvida na Europa, para aliviar a dor de condições inflamatórias da pele. Trata-se de substâncias injetáveis, ??tais como vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas no tecido que está debaixo da pele. A mesoterapia pode quebrar a gordura e trazer uma ligeira melhora na aparência da celulite. Mas também traz riscos, que incluem infecções, edemas e contornos irregulares.

Massagem e tratamentos de spa – Massagens e tratamentos de spa podem ter um efeito temporário sobre a aparência das ondulações da pele. Mas eles não eliminam a celulite. Qualquer efeito é de curta duração e, provavelmente, devido à remoção do excesso de fluido.

Tratamento a laser – O uso de um dispositivo que utiliza a energia laser para tratar a celulite que, de acordo com o fabricante, pode derreter a gordura sob a pele, quebram-se as bandas fibrosas sob a pele, e estimula-se a produção de colágeno.

Tratamentos para celulite

Propagandas como essa devem ser vistas com desconfiança pela mulher que busca amenizar a celulite. (Foto: magazine.foxnews.com)

Apesar dos comentários sobre terapias atuais serem meio misturados, os médicos estão sempre buscando novos tratamentos para a celulite. Um processo envolve o uso de vermelho e infravermelho diodos emissores de luz (LEDs) para emitir certos comprimentos de onda conhecidos por perturbar o tecido gordo, causando a encolher. Este procedimento é combinado com os rolos e as aspirações para suavizar as faixas fibrosas de tecido conjuntivo que causam o aparecimento de covinhas.

Embora tais procedimentos possam ser uma esperança para o futuro, por enquanto, a melhor opção é o exercício físico, alimentação saudável e, em alguns casos, a perda de peso. Os especialistas concordam que a rotina de exercícios mais eficazes para a celulite são aquelas que incorporam exercícios aeróbicos e treinamentos de força, juntamente com uma dieta rica em frutas, vegetais e fibras.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)