Muitas pessoas não se preocupam com os dentes.

Cuidar dos dentes pode evitar problemas futuros, que podem significar mais gastos de dinheiro que o normal no consultório dentário.

É bem mais sério que isso. Algumas pesquisas já indicam que pessoas com infecção na gengiva podem ter mais chances de ter um ataque cardíaco (Anders Holmlund, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Conselho Nacional Gävleborg, Suécia).

Realizar as noções básicas de higiene bucal é o mínimo é necessário! Com alguns hábitos, é possível ter dentes e gengivas saudáveis.

Neste post, 10 dicas para cuidar dos dentes. Como é bom usar os próprios dentes para morder aqueles alimentos mais gostosos!

Cuidados com os dentes

  1. Escovação dentária correta! O mais adequado é escovar após ingerir qualquer alimento. Caso não seja possível, pelo menos, 3 vezes ao dia. O acúmulo de bactérias nos dentes pode causar placas e, em alguns casos, até mau hálito. A escovação dentária deve privilegiar todos os lados possíveis dos dentes, incluindo a parte interna. Os especialistas mais cuidadosos recomendam escovar os dentes, passar o fio dental e escovar novamente. Enxague várias vezes e bocheche a água na boca. Creme dental com flúor! A escovação deve durar no mínimo 2 minutos. Escovar rápido não é escovar bem!
  2. Não esqueça de escovar a língua! Escovar a língua é tão importante quanto os dentes, já que possui resíduos de comida. Isso também ajuda a alimentar o mau hálito.
  3. Fio dental é essencial. O fio ajuda a tirar partículas de comida aonde a escova não alcança (entre os dentes). Isso previne cáries e placas. Ele é tão importante quanto a própria escovação.
  4. Escova de dente certa. Para a maioria dos profissionais, esse é o tipo mais indicado de escova de dente. Remove os resíduos e não maltrata a gengiva (como a de cerdas duras). A melhor escova é aquela que se encaixa na boca e permite alcançar todos os dentes. Geralmente, a escova com cabeça pequena  é melhor para isso.
  5. Substitua a escova de dente regularmente. A escova deve ser substituída assim que começar a mostrar sinais de desgaste. Normalmente, o tempo é de 3 em 3 meses.
  6. Antisséptico bucal sem álcool. Não há um consenso sobre isso, mas muitos especialistas acreditam que o uso frequente do enxaguante bucal com álcool pode manchar os dentes e irritar a gengiva. Use o sem álcool. Se o frasco do produto não aponta nada sobre isso, significa que possui álcool.
  7. Horários regulares para comer. Em geral, quem come constantemente (belisca o dia todo) não escova os dentes após. Isso aumenta o risco de cáries e placas bacterianas. Ter horários para comer ajuda a também ter horários para escovação.
  8. Cálcio = dentes fortes. Alimentos ricos em cálcio são excelentes para a saúde dos dentes. Beba leite, iogurte, queijos…
  9. Evite refrigerantes. Eles (especialmente, versão “cola”) fazem mal para o corpo e para os dentes. Os refrigerantes podem corroer o esmalte dos dentes.
  10. Vá ao dentista! No  mínimo uma vez por ano, visite o dentista para fazer um check-up bucal e realizar aquela limpeza dentária!

Imagem:
Wikimedia Commons

Um comentário para “10 dicas para cuidar dos dentes”

  1. Elizabeth

    Olá! Gostei muito da matéria, principalmente porque trabalho em consultório dentário, e essas informações veêm reforçar os conselhos de cuidado e proteção, que os dentistas com quem trabalho fazem à todos os pacientes, independente de terem convênio ou não, para que o trabalho que eles fazem seja valorizado e respeitado.Obrigada pelo post.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)